Matemática: professores comentam prova do Enem 2020

Segundo os docentes, Exame manteve assuntos de edições anteriores

por Lara Tôrres dom, 24/01/2021 - 22:26
Adige Silva/LeiaJáImagens . Adige Silva/LeiaJáImagens

As provas da versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foram realizadas neste domingo (24), quando os alunos responderam questões de Ciências da Natureza (química, física e biologia) e matemática. Essa última, segundo o professor Edu Coelho, foi “extremamente boa para quem estudou com as questões antigas do Enem”. 

Para Edu, alunos que estudaram bem ao longo do ano não tiveram dificuldades em uma prova “sem surpresas”. “Os assuntos ficaram dentro daquela mesma abordagem que se esperava. Muitas questões com razão, de gráfico, de função. Teve questão de logaritmo, mas de fácil resolução. Geometria espacial também sempre presente, com questões fáceis e medianas, além de análises combinatórias  e probabilidade sempre presente. Ou seja, foi uma prova clássica”, disse o professor.  

Segundo o professor Ricardinho Rocha, a prova de matemática “foi nivelada de forma tranquila”. “Tem questões consideradas muito simples, de nível fundamental mesmo como cálculo de operações básicas”, avaliou o docente.

Ricardinho apontou surpresa apenas com a presença de questões sobre volumes e, de forma geral, o aumento do espaço dado pela prova a questões de geometria. “O tópico geometria está crescendo com muita evidência na prova do Enem, geometria está presente com muita força. Outros conteúdos que caíram: como sempre, razão e proporção. Análise de gráfico, logaritmo, probabilidade e anagramas, que faz muito tempo que não caía na prova. No geral, foi uma prova com conteúdos previsíveis, nada diferente”. 

 LeiaJá também

--> Feras apontam que prova de matemática foi 'tranquila'

COMENTÁRIOS dos leitores