As atenções se voltam para o Enem Digital

Após a aplicação da versão impressa, professores e estudantes investem na reta final para o novo formato de prova. Versão digital começa domingo (31)

por Ruan Reis seg, 25/01/2021 - 08:00
Pixabay . Pixabay

A edição 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ganhou um novo formato. No domingo (31), os feras realizarão, pela primeira vez, a versão digital da prova, e em meio a essa novidade, os estudantes e professores revelam suas  curiosidades e expectativas para o inédito modelo de prova.

"Acredito que mesmo sendo algo muito novo para mim, poderá me trazer experiência. Assim como tudo que é novo assusta", comenta Iasmim Santos, de 17 anos, que está treinando ao longo de meses atípicos no cursinho preparatório GEM, localizado em Jaboatão dos Guararapes, município da Região Metropolitana do Recife, para conquistar a tão sonhada vaga no curso de direito.

A estudante Dominick dos Santos, de 18 anos, do Rio Grande do Norte, que tenta uma vaga no curso de psicologia, diz espera uma prova com o mesmo nível da versão impressa. "Bem, eu espero que venha uma prova com assuntos no mesmo nível do Enem impresso, com questões que demandem mais interpretação e conhecimentos gerais, tal qual ocorreu no dia 17 e com um tema de redação tão bom quanto”, projeta a jovem.

Giulia Goes, de 22 anos, não está criando muitas expectativas, porque acredita que o avanço da pandemia da Covid-19 deixou diversas pessoas prejudicadas. “Acredito que muitas pessoas foram prejudicadas. Já o estilo eu achei super interessante, talvez prenda um pouco mais nossa atenção por estamos acostumados com uma tela de computador/celular, mas penso que seja uma prova extremamente exaustiva”, analisa a jovem que pretende fazer o vestibular para o curso de letras/japonês, na Universidade de Brasília.

Na visão de Diogo Xavier, professor de português, a primeira versão digital da prova pode apresentar erros. “Por ser a primeira edição digital, acredito que está mais suscetível a falhas. A minha recomendação era que só colocassem essa opção para os alunos que não tivessem tanta pressão para passar este ano, pois pode acabar sendo mais cansativa”, opina.

Cristiane Pantoja, docente em sociologia, história e filosofia, tem expectativa de que a prova aponte os erros que precisam ser reparados nas próximas edições. "Que seja realizado com seriedade e que, como projeto-piloto, que sejam sanadas quais sejam as problemáticas, bem como que permaneçam o que der certo", fala. Ela ainda espera que as questões sejam adequadas à proposta virtual e bem elaboradas.

O professor de matemática Edu Coelho pontuou quais são suas expectativas para a versão digital do Exame Nacional. “Acredito que a resposta mais apropriada é 'curiosidade'. Por se tratar de um novo formato, não temos algo para comparar. Acredito que a insegurança gerada por um formato inédito pode pesar nos candidatos durante a realização dos exames”, pontua.

Enem Digital

O formato, que servirá como porta de entrada para diversas instituições de ensino superior no País, obteve, em sua versão piloto, 96 mil candidatos inscritos. Mesmo com um número menor de candidatos na comparação com a prova impressa, o risco de contágio durante a realização do Exame é o receio de muitos participantes.

"Tenho receios em relação às medidas de segurança, por mais que sejam obrigatórias, sabemos que em muitos lugares não estão tomando", comenta Iasmim.

"Eu me preocupo com as consequências que este momento possa trazer para as outras pessoas ao meu redor, mas eu espero que as escolas estejam preparadas para receber os participantes", pensa Dominick.

"Tenho medo de afetar minha família com a Covid-19 e alguém ter complicações e falecer", teme Giulia.

No domingo (31), primeiro dia da versão digital do Enem 2020, os candidatos responderão, das 13h30 às 19h, às questões de Ciências Humanas e Linguagens, além da redação. Já no dia 7 de fevereiro, os feras enfrentarão, até as 18h30, quesitos de matemática e Ciências da Natureza.

LeiaJá também

--> Enem não abordou a Covid-19, diz professor

COMENTÁRIOS dos leitores