Inep alerta: redação do Enem Digital será à mão

Assim como na edição impressa, os candidatos devem usar caneta preta em material transparente

por Lara Tôrres ter, 26/01/2021 - 19:35
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo . Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Apesar de a resolução das questões ser toda feita por meio do computador, na primeira aplicação do Enem Digital a prova de redação continuará sendo ”à moda antiga”, ou seja, manuscrita. Os participantes deverão fazer o texto a mão em uma folha de rascunho fornecida pelo fiscal e, em seguida, passar a limpo para a folha de redação definitiva.

Um detalhe importante que não deve ser esquecido nesse contexto é a caneta. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a caneta deve ser, impreterivelmente, de tinta preta e fabricada em material transparente sob pena de eliminação do participante. Qualquer outro tipo de caneta, ou ainda lápis e lapiseira, deverá ser guardado dentro da embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador, devidamente lacrada e acomodada embaixo da cadeira dos participantes.

A redação será feita no próximo domingo (31), primeiro dia de provas do Enem Digital, quando os estudantes também irão responder às questões de Linguagens e de Ciências Humanas. Os portões dos locais de prova serão abertos às 11h30 e o fechamento às 13h, com início da prova às 13h30.

O Exame terá cinco horas de duração. No segundo dia de provas (7 de fevereiro), quando os participantes respondem às provas de matemática e Ciências da Natureza, os horários de abertura e fechamento de portões são os mesmos, assim como o início das provas. A mudança está na duração, que será de cinco horas.

LeiaJá também

--> Provas do SSA 1 e 2 coincidem com o Enem Digital

COMENTÁRIOS dos leitores