Enem: Por onde começar para ter uma nota 1000 na redação?

Tirar a nota máxima na redação é um feito raro, porém não é impossível. Confira as dicas para garantir o melhor da prova

por Rachel Andrade sab, 06/03/2021 - 08:00
Pixabay 'É essencial que a produção de textos esteja sempre presente', comenta Diogo Xavier Pixabay

Estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um exercício que requer foco e determinação, especialmente quando se trata de uma das etapas mais complexas da prova: a redação. Cada ano que passa, o tema da avaliação escrita se torna peça fundamental na rotina de estudos dos concorrentes, e as perguntas mais comuns são: como garantir o 1000 na redação do Enem? Existe alguma ‘fórmula mágica’ para obter a nota máxima? Confira as dicas que o LeiaJá separou, com professores de Linguagens e redação, para atingir um bom aproveitamento dos estudos, e assim, garantir a maior pontuação na produção escrita.

O professor Felipe Rodrigues ensina redação em um pré vestibular no Recife, e explica que, a princípio, é importante “focar na estrutura do texto argumentativo/dissertativo, que traz o cunho da informação, mas não somente, [o texto] informa com o intuito de convencer”, e complementa sobre a construção: “[o tipo dissertativo] exige uma introdução, desenvolvimento e uma conclusão.” É o que diz também o professor Diogo Xavier. “O principal a saber sobre a redação é o que será avaliado na prova, ou seja, as cinco competências. Todos os anos, o Inep disponibiliza o Manual do Participante sobre a redação, explicando detalhadamente cada competência cobrada, com exemplos dos problemas recorrentes em cada uma.”

Outro ponto que Xavier também observa é sobre o tema da redação. “Os temas cobrados sempre envolvem uma problemática no âmbito cultural, sanitário, social, histórico e/ou político.” Os professores alertam que os temas propostos são sempre recentes. Colocando dentro de uma linha do tempo, a temática proposta estaria relacionada a algum fato ocorrido entre a metade do ano anterior até a metade do ano da realização da prova, “de julho do ano passado até julho deste ano”, exemplifica Rodrigues. “Eu sempre digo aos alunos que o período [de possíveis temas] do Enem vai do meio do ano anterior até o meio do ano corrente. Todos os assuntos podem compor a prova de redação", finaliza.

Além da estrutura textual e da variedade de temas possíveis, os alunos devem atentar em unir a proposta da avaliação com seus conhecimentos prévios, onde tudo pode ser aproveitado, desde que feito respeitando as competências previstas no Manual do Participante. O professor Xavier comenta: “O mil, apesar de cada vez mais raro, é possível, mas o fera deve atingir o seu máximo quanto ao uso da norma culta; à interpretação da proposta; ao conhecimento do tipo textual; ao desenvolvimento das ideias e do projeto de texto; à articulação por meio de recursos coesivos, principalmente operadores argumentativos; e à estrutura exigida para  a proposta de intervenção.”

Na edição de 2019, apenas 53 pessoas em todo o país tiraram a nota máxima na redação, sendo um deles do Recife. O resultado oficial do Enem 2020 será divulgado em 29 de março. As datas para a prova de 2021 ainda não foram divulgadas.

E por fim, Xavier comenta sobre como organizar a rotina de estudos para garantir o melhor resultado, dividindo em etapas. “Primeiro, sanar dificuldades quanto à estrutura básica do gênero textual e reduzir desvios gramaticais. Depois, desenvolver a habilidade de planejar o texto e de executar esse projeto. Por fim, aprofundar as estratégias de argumentação.”. E além de foco e dedicação, é fundamental também escrever sobre os mais variados temas. “É essencial que, independentemente da etapa, a produção de textos esteja sempre presente. Sem praticar, não é possível evoluir.”, conclui.

COMENTÁRIOS dos leitores