Estudar ou revisar? Veja o que fazer para a 1ª fase da OAB

Após o adiamento da primeira fase da OAB XXXII, os professores pontuam como os estudantes podem se beneficiar e focar nos assuntos com maior número de questões

por Ruan Reis dom, 07/03/2021 - 08:19
Freepik Professores opinam sobre o que fazer diante da suspensão do Exame de Ordem Freepik

Diariamente, a curva de crescimento do novo coronavírus é detalhada pela imprensa. No Brasil, o número de mortes causadas pelo vírus voltou a subir. Só na primeira semana do mês de março, 1.910 vidas foram perdidas em 24h. Devido a esse agravamento, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) suspendeu a aplicação da primeira fase do Exame de Ordem que seria realizado no domingo (7). 

O professor de direito tributário em cursos preparatórios para OAB João Paulo de Lima comenta que a Ordem dos Advogados acertou em suspender o exame para evitar ainda mais contágio. “Estamos vivendo uma fase muito difícil mundialmente em relação à saúde. Essa prova não pode ser realizada mesmo com todos os cuidados necessários. Sei que para o examinando é difícil, causa desânimo, falta de perspectiva quando irá normalizar essa situação, mas precisamos ter um olhar humanizado nesse momento e respeitar as exigências em relação às normas de saúde para que possamos controlar essa pandemia e seguir em frente”, disse.

Emília Queiroz, professora de direito processual civil em curso preparatório, também apoia a decisão e sugere que os estudantes usem esse adiamento a seu favor. “Com base em números referentes ao aumento de casos e da nova onda de Covid-19, foi uma medida extremamente prudente do Conselho Federal da OAB. Cabe a cada candidato usar a seu favor essa situação inevitável, usando da gestão da emoção para ver o lado positivo pelo acréscimo de tempo de preparação para a prova”, aconselha.

A primeira fase do exame não tem previsão de quando será aplicada. Enquanto isso, Ananda Cure, de 22 anos, almeja se especializar em direito penal e revela o que pretende fazer agora com o adiamento. “Eu estava lendo a legislação, doutrinas, vendo videoaulas e fazendo as provas antigas, aliás, ainda estou. Pretendo manter esse mesmo ritmo até a prova, mas como foi adiada e sem data definida, vou fazer algumas pausas”, conta.

Já Arthemyza Ferreira, de 23 anos, que sonha em se especializar na área civil, conta como estava se preparando para o exame: "Comecei a me preparar para a OAB em dezembro de 2020 assim que concluí o oitavo período. Com isso, planejei um cronograma de 60 dias para a prova e vim estudando os assuntos mais recorrentes da OAB. Por dia, eu fazia cerca de 40 questões. Minha preparação é ler os artigos e fazer questões observando os conteúdos que eu tinha dificuldade e facilidade. Quatro semanas antes da prova eu vinha fazendo simulados dos exames anteriores. Agora, pretendo revisar os conteúdos que tenho mais dificuldade e acrescentar as matérias com quantidade melhor de questões da OAB”, revelou.

Revisar ou estudar, o que fazer?

Entre revisar ou estudar os conteúdos, a docente Emília Queiroz fala que o mais indicado varia conforme o ritmo de aprendizagem de cada estudante. “Por isso é importante buscar uma preparação customizada para seu caso. Além disso, você deve fazer uma sondagem e avaliar como está a sua preparação hoje. Já se deu conta de todo o conteúdo? Revise e faça questões. Há algum ponto da ementa ou disciplina que está deficiente? Estude mais aprofundadamente o conteúdo. Em qualquer um dos casos, o essencial é não perder o ritmo, nem pausar a preparação. Seja aprofundando conteúdo ou revisando, é sempre bom fazer questões anteriores e procurar o feedback do seu resultado para servir como termômetro de seu real nível de preparação”, aconselha.

Quem fará a primeira fase, segundo Queiroz, precisa dominar todas as disciplinas, mas, especificamente, a matéria de ética profissional. “Isso porque há proporcionalmente um grande número de questões dedicadas a ela”, afirma. Para ajudar os oabeiros nesta etapa, o professor João Paulo de Lima listou os assuntos que têm maior quantidade de questões no Exame da OAB. Confira:

Grupo 1 

– Ética Profissional (8 questões);

– Direito Civil (7 questões);

– Direito Processual Civil (7 questões);

– Direito Constitucional (7 questões).

Grupo 2

– Direito Administrativo (6 questões);

– Direito Penal (6 questões);

– Processo Penal (6 questões);

– Direito do Trabalho (6 questões);

Grupo 3

– Direito Processual do Trabalho (5 questões);

– Direito Tributário (5 questões);

– Direito Empresarial (5 questões).

Grupo 4 

– Direitos Humanos (2 questões); 

– Direito Internacional (2 questões);

– Direito Ambiental (2 questões); 

– Direito do Consumidor (2 questões); 

– ECA (2 questões); 

– Filosofia do Direito (2 questões).

COMENTÁRIOS dos leitores