Planetário organiza programação para a semana da mulher

Evento terá palestras e oficinas nos dias 8, 9 e 10 de março, de manhã e à tarde

dom, 07/03/2021 - 12:39
Secom Coletivo feminino Tainá-Kan, um dos organizadores da semana do Planetário Secom

Na semana do Dia Internacional da Mulher, o coletivo feminino Tainá-Kan e o Grupo de Pesquisa Ciência, Tecnologia, Meio ambiente e Educação Não Formal (Ctenf), vinculados ao Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), organizam uma programação diversa com palestras e oficinas de cunho científico dedicada às mulheres. O evento vai ocorrer nos dias 8, 9 e 10 de março, de manhã e à tarde. As palestras serão em formato virtual com transmissão pela página do Planetário no Facebook.

Além das oficinas e palestras, o evento da semana da mulher no Planetário contará com o lançamento do livro "História da Ciência no Pará: Tópicos, Propostas e Perspectivas", que tem como uma das organizadoras a professora Maria Dulcimar de Brito Silva.

O livro reúne estudos feitos nos anos de 2016, 2017 e 2019, no Centro de Ciências e Planetário do Pará, a partir de encontros que abordaram a História da Ciência e Ensino, bem como a História da Ciência na Amazônia, que foram tratados pelo Grupo de Pesquisa Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Educação Não Formal (Ctenf).

A doutora em Educação para Ciência, que atua como docente no Planetário, Bianca Venturieri, faz parte do coletivo Tainá-Kan e é uma das organizadoras do evento. Para a professora, é muito importante que o Planetário desenvolva essas ações de divulgação e visibilidade da mulher na ciência. “Essa é uma ação integrada pelos grupos que atuam no Planetário, para que a partir desse ano essas atividades sejam de caráter contínuo. A ideia é envolver a cada dia que passa mais pessoas, mais meninas a trabalhar e desenvolver atividades científicas”, disse a professora.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, as oficinas presenciais que foram incluídas na programação serão destinadas apenas para os monitores do Centro de Ciências, com vagas limitadas. “Nós também pretendemos atingir o público interno com oficinas que serão desenvolvidas com as licenciandas que atuam no Planetário, para que no futuro elas possam desenvolver essas oficinas com estudantes de ensino fundamental e médio”, falou Bianca Venturieri.

Barbara Brenda é monitora de Biologia no CCPPA e fez questão de se inscrever na programação da semana da mulher. Segundo a estudante, essa formação em espaço não formal é muito importante para a carreira profissional. “Através dessas oficinas, podemos aprender muitas coisas que não fazem parte do nosso curso, mas que tem um valor muito grande para a experiência de vida”, declarou a monitora.

Confira a programação

Dia 8/3 - Manhã

9h - Abertura (Prof. Dr. Ronilson Freitas de Souza)

9h30 - Lançamento do livro "História da Ciência no Pará" (Profa. Msc. Dulcimar Brito)

10h - Clara Pandolfo, Ciência e Amazônia: Tessituras Sociotécnicas (Prof. Dr.  Jorge Ricardo Machado)

10h - Facetas da História da Matemática e da Educação Matemática na Amazônia (Prof. Dr. Miguel Chaquiam)

11h - A Importância do ensino de história da ciência: Produção científica  sobre Thomas Martin Lowry e o ensino da teoria de ácidos e bases (Licencianda em Química Juliane Larissa Barbosa Santos)

Dia 8/3 - Tarde

14h - Roda de conversa virtual: "Meninas na Ciência conectando o presente ao futuro"

15h - Oficina de construção pipas tetraédricas (Monitores de matemáticas)

Dia 9/3 - Manhã

9h - Oficina de robótica (Prof de física Bruno Ricardo Pinto dos Santos)

Dia 9/3 - Tarde 

14h - Oficina: construção e lançamento de foguetes (Prof Dr Reginaldo Correa)

Dia 10/03 - Manhã e Tarde

II Webnário Ciência Feminina (CTENF): Mulheres que revolucionaram a Ciência em tempos de pandemia

Saiba mais:

Facebook do Centro de Ciências e Planetário do Pará

Site do Planetário

Instagram: @ciencia_ccppa

Por Sandy Brito, da assessoria do Planetário.

 

COMENTÁRIOS dos leitores