Empregos: PE diz que teve melhor janeiro dos últimos anos
Segundo o Governo do Estado, foi registrado um total de 35.112 admissões, contra 33.691 desligamentos
De acordo com dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Pernambuco terminou janeiro tendo um saldo positivo na geração de empregos. Segundo o Governo do Estado, foi registrado um total de 35.112 admissões, contra 33.691 desligamentos, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
O saldo foi positivo em 2021, conforme informações da gestão estadual, com 1.421 postos de trabalho mantidos, uma variação relativa de 0,11% em comparação a dezembro de 2020. Na série histórica, o Estado diz que foi o melhor janeiro registrado em solo pernambucano desde 2011.
Segundo o resultado mensal, publicado no portal do Ministério do Trabalho, o setor que mais gerou empregos foi o de construção, com saldo de 1.448. Outros segmentos destacados são o de serviços, com saldo de 1.412, comércio, 141, agropecuária, pontuando 11, e indústria, que ficou com saldo negativo de -1.541.
A Secretaria de Trabalho, Emprego e Eualificação (Seteq) de Pernambuco destaca que “os números mostram que a área de serviços teve uma recuperação, mas a indústria sofreu uma queda e a agricultura ficou estável". A pasta acrescentou: "Nos municípios de Igarassu e do Cabo, por exemplo, quase todos os desligamentos foram na indústria. Outros também enfrentaram o período de entressafra da cana de açúcar, como Aliança e Timbaúba".
Recife registrou o melhor saldo em todo o Estado, com 1.398 postos de trabalho abertos, sendo a maioria nos setores de serviço e de construção. A cidade de Afrânio se destacou por obter um saldo de 493 empregos. A maior parte das admissões nesta cidade foi no segmento de construção. Petrolina, por sua vez, teve um saldo positivo de 316 contratações.