Alunas de PE são selecionadas para 'intercâmbio virtual'

Estudantes terão a oportunidade de aprender alemão

por Rachel Andrade sex, 26/03/2021 - 18:46
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Alunas são do Ginásio Pernambucano da Rua da Aurora Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Quatro alunas da rede estadual de ensino de Pernambuco foram selecionadas para participar de um intercâmbio virtual e estudar alemão por duas semanas em um projeto de imersão on-line. Elas são estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Ginásio Pernambucano Aurora, no Recife, e foram escolhidas pela iniciativa 'Escolas: parceiras para o futuro (PASCH) do Brasil', ligada ao Ministério de Relações Exteriores e o Goethe-Institut.

Júlia Andrade, Maria Carolina Souza, Maria Eduarda Silva e Mariana dos Anjos estão no segundo ano do ensino médio e iniciaram o curso de alemão na própria escola. Se fosse em um cenário “normal”, as alunas iriam embarcar para alguma cidade da Alemanha para estudar a cultura e o idioma por três semanas. No entanto, devido à pandemia do novo coronavírus, e ao fechamento de fronteiras, o curso que elas farão será on-line.

Mas isso não impedirá as estudantes de praticar e desenvolver o aprendizado no idioma. Uma das alunas selecionadas, Mariana dos Anjos, 15 anos, vê o intercâmbio como uma forma de conhecer pessoas de diferentes países. “Ter essa oportunidade de participar do projeto Pasch é algo incrível, pois nos prepara bastante em relação ao alemão, que não é uma língua fácil de encontrar cursos, e que irá acrescentar ao meu currículo. Essa classificação é muito importante para mim, pois desde o primeiro contato com o alemão no Ginásio Pernambucano, me apaixonei pela língua e sempre tive a vontade de ir mais além, e veio essa oportunidade”, relata, conforme informações da Secretaria de Educação e Esportes do Estado.

Maria Eduarda, também selecionada para o programa, enxerga as oportunidades que ela poderá ter após o curso. “Desde que comecei a estudar alemão, sempre ouvi muito sobre as oportunidades que eu poderia ter. Essa classificação com certeza é muito importante para minha vida, primeiro porque eu sempre fui fascinada em aprender novos idiomas, e gostei muito do alemão, e também porque sei que vai agregar muito ao meu currículo. A experiência da seleção também foi muito boa e aprendi muito com isso. Tenho certeza que é só o começo, pois ainda irei aprender muito com o curso nos próximos meses”, declara.

A iniciativa PASCH do Brasil tem aproximadamente 20 escolas parceiras no país, sendo a EREM Ginásio Pernambucano Aurora a única escola pública de Pernambuco.

COMENTÁRIOS dos leitores