Pernambucano tira nota mil na redação do Enem 2020

Estudante, morador de Jaboatão dos Guararapes, faz direito em uma faculdade particular do Recife, mas sonha em ser médico

por Camilla de Assis ter, 30/03/2021 - 13:29
Cortesia O estudante de direito Savicevic Ortega Silva de Melo Cortesia

Aos 20 anos, o estudante de direito Savicevic Ortega Silva de Melo foi um dos 28 participantes que tiraram nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. O jovem, morador de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, é bolsista do Programa Universidade para Todos (Prouni) em uma faculdade particular localizada na capital pernambucana, mas sonha em ser médico.

A fórmula para a nota mil

De acordo com Savicevic, o segredo para a nota máxima está na constante prática textual. "Criei um cronograma de redações. Por semana, fazia duas de temas variados", contou. Além de produzir textos semanalmente, o jovem também buscava dedicar um dia inteiro da semana a assistir às aulas de redação. "Eu praticava no mesmo dia. Fazia a introdução e ia mudando. Aí depois passava para o D1 (desenvolvimento 1), D2 (desenvolvimento 2). No outro dia, só passava a limpo, tirava foto e mandava para correção", explicou.

O estudante resolveu conciliar as aulas de direito com a preparação para o Enem. Savicevic assinou uma plataforma on-line de estudos para o exame e fez isolada de redação com a professora Fernanda Pessoa. "Nanda sempre dizia que o segredo era a prática", relembra. "Às 18h eu parava para as aulas da faculdade", completou.

Savicevic só começou a estudar para o Enem em outubro de 2020. "Meu sonho sempre foi medicina. Mas em 2018, quando terminei o ensino médio, não passei. Passei em direito e fui. Mas em outubro eu percebi que estava deixando o meu sonho para trás e decidi começar a estudar. Já tinha me inscrito no Enem, só que não pensava em fazer 'valendo'", explicou, ao LeiaJá.

A emoção ao ver a nota 1000 na redação foi grande. "Desde as 18h eu estou no site, mas só consegui ver agora a pouco. Fui logo na redação. Quando vi, dei um pulo da cama e gritei tanto", relatou Savicevic.

O sentimento de dever cumprido chegou após muito esforço. De acordo com o estudante, ele nunca recebeu a nota máxima na correção das redações. "O meu máximo foi 960. Mas eu agradeço por isso, se tivesse tirado nota 1000, teria me acomodado e não iria buscar melhorar.

Para quem também busca uma nota máxima na redação nas próximas edições do Enem, Savicevic recomenda: "Eu li muitas redações nota mil, isso ajudou muito. É uma dica. A outra é treinar muito e, por último, estudar muitos repertórios de todos os eixos temáticos", garantiu.

Orgulho para quem ensina

A professora Fernanda Pessoa deu aulas de redação para Savicevic e comemora a conquista. "Eu estou muito feliz com o mil do aluno, foi realmente um ano muito atípico. Nós tivemos notas altíssimas, muitas notas acima de 900, centenas de notas 960, 980. A expectativa pelo mil é, de fato, muito grande", contextualiza. "É um aluno muito esforçado, é um aluno que o último Enem que itnha feito foi em 2018. Aí ele me procurou de forma on-line e eu pude acompanhá-lo até a véspera da prova", finalizou Pessoa.

COMENTÁRIOS dos leitores