Problema no sistema do Enem revolta alunos e professores

Sistema que mostra notas do Enem 2020 apresentou instabilidade

por Juliana Mamede ter, 30/03/2021 - 14:30
Camilla de Assis/LeiaJáImagens/Arquivo Página do Participante apresentou problemas Camilla de Assis/LeiaJáImagens/Arquivo

O sistema da Página do Participante Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem gerado irritação em estudantes e professores. O resultado da edição 2020, divulgado na noite dessa segunda-feira (29), ainda não pôde ser consultado por alguns candidatos, uma vez que a plataforma que dá acesso às notas vem apresentando problemas desde antes da sua liberação.

Nessa noite, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou uma nota afirmando que a Página do Participante estava com lentidão na autenticação do Acesso Gov.br. Mesmo com esse problema, de acordo com a instituição, 45% dos estudantes conseguiam ter acesso, porém, o restante encontrava dificuldades por causa da lentidão do sistema.

Alunos e professores se revoltaram com a situação nas redes sociais. “Tem muita gente perguntando se alguns alunos meus já viram. Pouquíssimas pessoas viram o resultado. São oito da noite e eu quero me solidarizar com todo mundo que ainda não viu a nota. É um desrespeito, é uma coisa completamente absurda, mais um desrespeito com os jovens do Brasil, com os estudantes do Brasil. Tanta gente depende desta nota para colocar os seus sonhos em prática e a gente tem essa coisa tão desorganizada, tão absurda, ninguém acessa ao site”, desabafou a professora de português e redação Fernanda Pessoa, no Instagram.

O professor de redação Diogo Didier mostrou em seu Instagram, na madrugada desta terça-feira (30), sua tentativa de acesso, sem sucesso, ao sistema do Enem, para ver sua nota. Em vídeo postado nos stories da rede social, Didier mostra sua tentativa de acesso e afirma estar nesse processo desde as 18h da segunda-feira. Já em outro vídeo, quando Diogo consegue acesso à página, é exibida a seguinte mensagem: “Ops! Ocorreu uma falha de comunicação entre você e o INEP”.

Nesta terça-feira, o docente afirmou que até então não havia conseguido entrar no sistema. “Acordei cedo, tentei pelo computador, pelo celular e nada. Agora eu estou indo para casa para ver se eu consigo, mais uma vez, que eu tentei muito ontem das sete da noite até mais de uma e pouca da manhã e eu não consegui ver minha nota ainda. É absurdo, não é? É de uma irresponsabilidade, desrespeito enorme com a gente”, afirmou ele.

“Descaso total! Cadê a nossa nota?”, indagou uma internauta na publicação postada pelo Inep. “Que engraçado, só esqueceram de avisar que o problema será resolvido no final da noite de 2023, é um desrespeito com os alunos!”, disse outra. 

Em nota divulgada hoje, o Inep, mais uma vez, tentou explicar os erros no sistema. Confira:

Após a disponibilização do sistema de divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, às 18h desta segunda-feira, 29 de março, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) identificou que o acesso.gov.br não estava respondendo à alta demanda de acessos dos participantes. Em contato com o Serpro, responsável pela plataforma gov.br, foi identificada inconsistência técnica, que impactou o acesso dos estudantes à Página do Participante.

Após a reinicialização dos servidores que atendem à aplicação, o Serpro informou que a inconsistência apresentada foi resolvida no mesmo dia e que o acesso.gov.br foi completamente normalizado à meia noite desta terça-feira, 30 de março. A partir daí, foi possível ao Inep identificar uma inconsistência no código do sistema de seu portal, que foi corrigida pela equipe do instituto às 7h38. Com isso, o serviço passou a ser corrigido gradativamente, até seu completo restabelecimento, às 9h30.

O Inep registra a pronta resposta e parceria que ocorreu entre o instituto, o Serpro e o Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Governo Digital, envolvendo cerca de 50 técnicos que trabalharam durante toda a madrugada, e, por mais de 13 horas, visando fornecer à sociedade os resultados do Enem 2020.

COMENTÁRIOS dos leitores