Estudantes reclamam de notas da redação no Enem 2020

Para alguns candidatos, notas ficaram abaixo do esperado. Eles acreditam que houve erro no preenchimento

por Ruan Reis qua, 31/03/2021 - 15:51
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Redação é uma das etapas mais importantes do Enem Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 puderam conferir, na segunda-feira (29), a pontuação obtida em cinco áreas de conhecimento. No entanto, grande parte deles está contestando as notas obtidas na prova de redação.

Maria Vitória Gomes, de 20 anos, moradora do Rio de Janeiro, é uma das estudantes que tirou uma nota muito abaixo do que vinha conseguindo nas edições anteriores. Ela acredita que deve ter havido um erro no sistema. “Esse Enem não é o primeiro que eu faço. Fiz em 2018 e 2019 e tive notas acima de 840. Além do mais, eu estudei muito ano passado, principalmente redação, que tem peso maior para a faculdade que eu quero entrar. Posso ter sim errado em algumas coisas a ponto de não tirar 1000, mas 460 é impossível aceitar. Acredito que minha nota não caiu drasticamente desse jeito porque eu mantive o meu padrão, com repertórios e proposta de intervenção. Tenho quase certeza que houve erro no sistema”, relatou.

A vestibulanda, que pretende cursar farmácia, sente que essa nota vai prejudicar sua entrada na universidade. "Com certeza, ainda mais para a UFRJ, que é a faculdade que eu quero, porque a nota da redação tem peso 3 e eu já fiz o cálculo e a pontuação ficou muito baixa”, disse.

Maria Luiza Ribeiro, de 23 anos, moradora de Montes Claros, Minas Gerais, obteve 760 na redação e acredita que essa não seria sua pontuação. "Creio que houve um erro na hora de lançar a nota, não apenas a minha, mas de muitos estudantes que vêm contestando também. Tenho a certeza de que fiz uma redação bem estruturada e dentro do tema, e estava esperando uma nota alta e na hora veio uma bem mais baixa do que o esperado. Acredito que o erro tenha sido na hora de colocar as notas e não dos corretores", pontuou.

A estudante, que está ansiosa para cursar medicina, aponta que merecia ter tirado entre 880 a 900, uma vez que essa média foi confirmada por um professor de redação. "Ela (a redação) foi corrigida e recebeu essa média. Apesar de alguns pequenos erros, o texto estava bem estruturado e não fugia do tema. Vou tentar recorrer para ver o que poderá ser feito, pois acaba sendo um prejuízo para os estudantes que se dedicaram, mesmo com todo o cenário atual que o Brasil vive", comentou.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) usou as redes sociais para explicar como são corrigidas as redações. “Os textos dos participantes do Enem passam por até quatro correções para o cálculo da média final, o que correspondeu, nesta edição, a, aproximadamente, 7 milhões de análises dos textos válidos, sem contar as folhas em branco ou com texto insuficiente”, informou.

Segundo o Inep, por conta desses procedimentos de correção, não há como entrar com recurso para que as notas sejam revistas. O órgão afirma que os corretores seguem um rigoroso processo de seleção e capacitação. “Os corretores de redação são selecionados em um processo rigoroso e capacitados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), membro do consórcio aplicador responsável por operacionalizar as correções dos textos do exame. O processo é acompanhado em todas as suas etapas e segue rigorosamente os critérios estabelecidos pelo Inep”, alega o órgão organizador do Enem.

Fernanda Pessoa, professora de redação, comentou, em live do Vai Cair no Enem, realizada na terça-feira (30), que os corretores foram “duros” na correção deste ano como uma forma de dar "credibilidade" à prova. “Eu acho que acabou virando um marketing do Inep essa história das notas mil serem a cada ano uma quantidade menor. Na minha opinião, é como se eles dissessem assim: ‘nossos critérios são rigorosos. A redação é levada muito a sério’, mas, na verdade, não é isso”, opinou a professora.

Os estudantes poderão conferir, no dia 28 de maio, na Página do Participante, as correções realizadas pelos avaliadores do Inep no espelho da redação. Por meio do espelho, serão vistos acertos e os erros que foram considerados para calcular a média final.

O LeiaJá procurou a assessoria de imprensa do Inep para que o Instituto se posicione sobre as contestações dos estudantes e se, de fato, houve erro no preenchimento das notas. Até o fechamento desta reportagem, não tivemos retorno do órgão.

LeiaJá também

--> Pernambucano tira nota mil na redação do Enem 2020

--> Enem 2020: 28 candidatos tiraram nota mil na redação

--> Redação: 87.567 candidatos zeraram a prova no Enem 2020

COMENTÁRIOS dos leitores