Saiba tudo sobre as inscrições do Sisu 2021

Sisu oferece mais de 200 mil vagas em universidades públicas

por Ruan Reis ter, 06/04/2021 - 07:00
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Sistema do Sisu na internet Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Começa, nesta terça-feira (6), o período de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021. O programa do Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 200 mil vagas em diversas universidades e institutos públicos do Brasil. Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre o processo seletivo.

Como se inscrever?

Para se inscrever, basta acessar a página do Sisu, até o dia 9 de abril, clicar em "fazer inscrição" e entrar com o login do Governo Federal. Caso tenha esquecido a senha, o candidato pode recuperá-la na Página do Participante do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Depois é só confirmar os dados e escolher até duas opções de curso, modalidade e instituição que deseja concorrer.

Como participar?

Quem deseja participar do processo seletivo precisa ter realizado o Enem 2020 e obtido nota maior que zero na redação, como também não ter participado na condição de treineiro. Veja as notas do Enem.

Qual a diferença entre nota de corte e nota mínima?

No Sisu, a nota de corte é a menor pontuação que os candidatos precisam ter para entrar na modalidade e curso escolhido. Ela varia conforme a pontuação dos inscritos e serve como referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição. Vale ressaltar que a nota de corte pode ser conferida diariamente durante o período de inscrição e não garante a vaga a qual o candidato se inscreveu.

Já a nota mínima é adotada por algumas instituições para que os candidatos possam se inscrever em determinados cursos, ou seja, se a pontuação não for suficiente, os estudantes não poderão se candidatar ao curso, e o sistema, automaticamente, envia uma mensagem informando.

Resultado e classificação

O resultado da chamada regular será divulgado no dia 13 de abril. Os candidatos só serão selecionados se estiverem dentro do número de vagas ofertado em cada formação.

Quem for classificado na primeira ou segunda opção de curso só terá esta oportunidade de fazer a matrícula, não podendo participar da lista de espera. Quem não foi selecionado em nenhuma das opções na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera a partir do dia 13 de abril. Os estudantes devem escolher apenas uma das opções de vagas definidas na fase de inscrição. A lista dos convocados será divulgada no dia 23 do mesmo mês.

COMENTÁRIOS dos leitores