Nota de corte do Sisu será como antes de 2020, diz MEC

A alteração será adotada a partir de zero hora de terça-feira (13), detalhou o Ministério da Educação em nota

por Vitória Silva dom, 11/04/2021 - 13:36 Atualizado em: dom, 11/04/2021 - 13:47
LeiaJáImagens/Arquivo Site do SiSU 2021 LeiaJáImagens/Arquivo

As notas de corte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deverão voltar ao formato de cálculo anterior às edições de 2020. A informação foi anunciada neste domingo (11) pelo Ministério da Educação. Com a alteração, que passa a valer a partir da zero hora desta terça-feira (13), a nota do candidato parcialmente classificado na sua primeira opção de curso não influenciará mais no cálculo da nota de corte de sua segunda opção. Ou seja, a nota de uma opção não será mais computada para efeito de cálculo da outra. Com isso, a classificação parcial também será alterada.

O sistema de inscrição do Sisu passará a fazer esta atualização em dois diferentes momentos. Da zero hora até uma hora da terça-feira (13), o sistema fará o processamento e a apresentação do primeiro ranqueamento das inscrições neste formato.

Já o segundo momento ocorrerá de zero hora até uma hora de quarta-feira (14). Assim, os candidatos terão terça-feira e quarta-feira durante todo o dia para fazerem suas opções com base na mesma sistemática que era utilizada nas edições do Sisu ocorridas até o segundo semestre de 2019.

O formato de geração das notas de corte escolhido em 2020 foi alterado durante o processo seletivo, ainda no primeiro semestre, mostrando as notas de todos os candidatos de forma integral, independente da situação de classificação da primeira opção de curso. O Sisu explica, porém, que a reversão do formato não significa erro ou desvirtuamento nas edições do ano passado, que estavam de acordo com a Portaria Normativa MEC nº 21/2012.  

No entanto, diante de apelos contrários à forma de divulgação da nota de corte, adotada a partir de 2020, a atual gestão do MEC determinou que a nota de corte volte a ser divulgada como era antes daquela alteração no seu formato, desde que em condições de indicar aos candidatos informações que permitam ampliar as chances de ingressar na educação superior e se graduar em uma das 109 instituições públicas de ensino superior com ofertas de vagas nesta edição do Sisu.

O total de vagas ofertadas nesta edição do Sisu chega a 206.609 mil para 5.571 cursos de graduação, distribuídos em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal.

COMENTÁRIOS dos leitores