Às vésperas do resultado do Sisu, confira orientações

Candidatos precisam entender as informações sobre a chamada regular e lista de espera. Resultado sai nesta sexta-feira (16), promete MEC

por Rachel Andrade qui, 15/04/2021 - 08:00
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Estudantes devem ter feito o Enem 2020 Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

O Ministério da Educação (MEC) divulga, nesta sexta-feira (16), o resultado da edição 2021 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). É a primeira classificação nas universidades, onde os candidatos saberão se passaram na primeira ou segunda opção de curso.

Ainda no dia 16 deste mês, começa o período de inscrição para a lista de espera, realizada diretamente no site do Sisu. O procedimento é voltado para os alunos que não conseguiram se classificar no curso de preferência na chamada regular. É importante que os estudantes confiram o quanto antes o resultado. Em seu site, porém, o MEC alerta: “Se for selecionado em primeira ou segunda opção, independentemente de efetuar sua matrícula, não poderá manifestar interesse em participar da lista de espera”.

A plataforma também informa que o candidato poderá escolher “apenas uma das opções de vagas definidas na fase de inscrição”. O prazo para participar da lista de espera é até o dia 23 de abril.

Enquanto alguns alunos ficam no aguardo do resultado da lista de espera, os aprovados na chamada regular terão do dia 19 a 23 de abril para efetuar a matrícula na instituição de ensino para a qual se candidataram. Os novos universitários deverão acessar a plataforma da instituição para prosseguir com o registro, sem esquecer de observar a documentação necessária exigida para envio, como explica o professor de redação Felipe Rodrigues. “A documentação é um dos itens, tão importante quanto a seleção, porque caso o estudante não tenha algum documento específico, a matrícula dele será cancelada. Por exemplo, alunos de cotas que não levam documentos de comprovação de renda, alunos de cotas raciais que não levam a autodeclaração. São argumentos de cancelamento da matrícula daquele estudante no ato”, ele ressalta.

Rodrigues ainda alerta os candidatos do sexo masculino sobre o documento de alistamento. “Não precisa ter a reservista em mãos, se ele se alistou, isso já basta aos estudantes com dezoito anos de idade”, destaca.

Por fim, os feras que se inscreveram na lista de espera poderão consultar a relação dos selecionados a partir do dia 27 deste mês. Para saber mais detalhes, é preciso conferir no site da instituição de ensino pretendente. O professor dá algumas dicas para se manter informado sobre a seleção. “O estudante deve ficar atento ao site da universidade do curso que ele escolheu para lista de espera. O Sisu não vai dar mais informações. Ele tem que estar com o cronograma e com o edital. Depois que acabar o prazo de matrícula, a primeira lista dos remanejáveis já vai estar disponível”, relembra. Os candidatos do Sisu devem ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Eles não podem ter tirado nota zero na redação.

COMENTÁRIOS dos leitores