Exame Supletivo 2021 inicia período de inscrições

Prova está prevista para o dia 7 de novembro

por Rachel Andrade qua, 12/05/2021 - 15:25
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Gabaritos serão divulgados em 23 de novembro Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE-PE) promove o lançamento do edital do Exame Supletivo 2021. A prova é voltada às pessoas que queiram concluir o ensino fundamental ou o ensino médio.

As inscrições seguem até o dia 30 de junho, diretamente no site da SEE. Podem participar do Exame os jovens que completarem 15 anos, para a prova do ensino fundamental, e 18 anos, do ensino médio, até o dia da prova. Também serão aceitas as inscrições dos jovens encarcerados em cadeiras públicas ou unidades para adolescentes infratores.

A prova será aplicada no dia 7 de novembro para o público em geral, e no dia 8 apenas para candidatos privados de liberdade nas unidades prisionais, ou em cadeias públicas. De acordo com o edital, para concluir a inscrição é preciso preencher o formulário on-line, informando nível de ensino, componentes curriculares e local de realização da prova.

O cartão de inscrição, contendo detalhes da localização do Exame, estará disponível a partir do dia 6 de outubro para ser acessado e impresso. No momento da inscrição, os candidatos devem ter em mãos o documento de identidade (RG) ou certidão de nascimento e CPF.

Para Dionísio Júnior, gerente da Gerência da Gerência de Monitoramento de Avaliação e Políticas Educacionais (GAMPE), é direito de todo jovem e adolescente poder concluir seus estudos. “O nosso principal objetivo é oportunizar às pessoas que por algum motivo não conseguiram concluir sua etapa de ensino na idade certa. Eles poderão fazer esse exame de suplência com todo conhecimento adquirido ao longo da vida e serão certificados nessas etapas, sendo no Ensino Fundamental ou no Ensino Médio”, ele observa, segundo informações da SEE.

Para atingir a aprovação, os candidatos deverão ter nota 6,0, no mínimo, em cada disciplina. Os participantes da prova no nível fundamental farão questões de língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências, arte e língua estrangeira moderna (inglês ou espanhol).

Os inscritos no nível médio, por outro lado, serão submetidos às provas de língua portuguesa, matemática, história, geografia, biologia, física, química, filosofia, arte, sociologia e língua estrangeira moderna (inglês ou espanhol).

Poderão ser solicitadas provas em braille, fiscal leitor ou prova ampliada para os estudantes com deficiência visual. Participantes com deficiência auditiva também podem solicitar intérprete, ou atendimento especial, caso seja necessário.

Os candidatos privados de liberdade farão a prova na unidade prisional, e não precisarão acessar o cartão de inscrição. Após a realização do Supletivo, haverá a divulgação dos gabaritos, no dia 23 de novembro.

Até o dia 27 de dezembro, o resultado do Exame Supletivo 2021 será disponibilizado no site da SEE e em todas as 16 Gerências Regionais de Educação (GREs). Dionísio enxerga o Exame Supletivo como uma nova oportunidade que se abre para muitos jovens. “O que caracteriza como grande marca para esse exame de suplência é o cunho social, porque a maioria das pessoas que buscam o Exame Supletivo é de classe social menos favorecida e que precisaram, sobretudo, parar de estudar para trabalhar ou ajudar seus familiares, e agora eles terão essa oportunidade de conseguir essa diplomação que vai garantir a continuidade dos seus estudos ou conquistar um novo emprego”, acrescenta o gestor.

COMENTÁRIOS dos leitores