Áudio: presidente do Inep diz quando definirá data do Enem

Estudantes cobram ao Inep definição sobre o cronograma da prova

por Nathan Santos qui, 13/05/2021 - 16:54
Danilo Dupas, presidente do Inep Divulgação/Inep Danilo Dupas, presidente do Inep

Informações publicadas na imprensa indicaram que o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas Ribeiro, teria mencionado que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 deverá ser realizado apenas no próximo ano. De acordo com publicações, a suposta fala foi dada à presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria Helena Guimarães de Castro. Porém, na tarde desta quinta-feira (13), o Inep alegou ao LeiaJá que o conteúdo veiculado “não procede”, bem como nos enviou um áudio que seria do depoimento de Dupas durante a reunião de trabalho da Câmara de Educação Básica do CNE, realizada nesta manhã.

“Neste mês nós vamos definir a data do Enem, isso impacta na logística, tem o Revalida, tem outras avaliações sensíveis que estão ocorrendo. Estamos engajados para que o Enem ocorra este ano, mas temos essas variáveis sensíveis que estamos alinhando junto ao MEC e em breve vamos alinhar com vocês as datas”, declarou o presidente do Inep, conforme áudio enviado pelo Instituto ao LeiaJá. Ouça clicando na barra cinza:

O LeiaJá entrou em contato com o Conselho Nacional de Educação em busca de um posicionamento da presidente Maria Helena Guimarães de Castro. Fomos informados que a gestora está em reunião e, ao final, deverá responder aos questionamentos enviados pelos jornalistas.

Também nesta quinta-feira, o LeiaJá questionou o Inep sobre a possibilidade de o Enem ocorrer neste ano ou ser adiado para 2022. Estudantes cobram o esclarecimento, uma vez que, em publicação no Diário Oficial da União sobre suas metas globais, o Inep não indicou a aplicação em si da prova. Ao nos responder, o Instituto alegou que, junto ao Ministério da Educação (MEC), trabalha para realizar o Exame ainda em 2021.

Até o momento, o Inep não publicou o cronograma oficial de inscrições e de aplicação do Enem, o que tem preocupado os candidatos. Só está disponível, até o momento, o edital para quem almeja pedir isenção da taxa de inscrição ou justificar ausência da edição 2020.

COMENTÁRIOS dos leitores