Inep diz que trabalha para que o Enem ocorra ainda em 2021

Apesar da afirmação, publicação do Instituto no Diário Oficial da União sem informações sobre a realização da prova deixou candidatos preocupados

por Nathan Santos qui, 13/05/2021 - 10:51
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo Enem dá acesso ao ensino superior Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

Ao publicar suas metas globais para o ano de 2021, no Diário Oficial da União (DOU) do último dia 11, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) causou dúvidas entre os estudantes. Na publicação, o Inep indica somente o “planejamento e preparação técnica do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, deixando de lado informações a respeito da aplicação em si da prova, fato que levou alguns candidatos a pensarem que o Exame seria realizado apenas em 2022. Entretanto, em nota enviada ao LeiaJá, a autarquia alegou que trabalha para que a prova ocorra ainda neste ano.

Imagem - Reprodução/Diário Oficial da União do dia 11 de maio de 2021

“O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) trabalham para realizar o Enem em 2021”, informou o Inep ao LeiaJá, por meio da sua assessoria de comunicação.

O Instituto endossa seu argumento ao mencionar que o edital para os pedidos de isenção da taxa de inscrição já está disponível. Os pedidos serão iniciados no dia 17 deste mês. Até o momento, porém, o Inep não publicou informações sobre o cronograma de inscrições e provas do Enem 2021.

Nas redes sociais, candidatos demonstram insatisfação com a falta de definições acerca do Exame. “Vai ter Enem em 2021?”, questiona uma internauta, em postagem do Instituto no Instagram nesta quinta-feira (13). “Precisamos de uma resposta urgente!”, cobra outro candidato.

O MEC informou, no começo de maio, que o Enem 2021 deverá ser realizado no fim deste ano. A pasta chegou a solicitar ao Ministério da Saúde vacinação contra a Covid-19 para colaboradores que atuam no planejamento de aplicação da prova.

Colaborou Ruan Reis

COMENTÁRIOS dos leitores