Janguiê Diniz assume presidência da MetaRed X Brasil

Rede de estímulo ao empreendedorismo universitário foi criada pela Universia

seg, 14/06/2021 - 15:42
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo O empreendedor Janguiê Diniz, fundador e presidente do Conselho de Administração do grupo Ser Educacional Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

O empreendedor Janguiê Diniz, fundador e presidente do Conselho de Administração do grupo Ser Educacional e presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo, assume, na próxima terça-feira (15), a presidência da MetaRed X Brasil, organização criada pela Universia com chancela do Banco Santander que, no país, tem a parceria do Instituto Êxito de Empreendedorismo em suas iniciativas locais. O projeto será lançado oficialmente no Brasil na mesma data e terá como foco o fomento colaborativo ao empreendedorismo em Instituições de Ensino Superior na Ibero-América.

O evento de lançamento da MetaRed X Brasil reunirá reitores, gestores e responsáveis por ligas e núcleos de empreendedorismo de Instituições de Ensino Superior, com o objetivo de estimular sua colaboração e facilitar o intercâmbio de boas práticas e histórias de sucesso, além de promover o fortalecimento de alianças e disseminar a cultura empreendedora no ambiente acadêmico. “Acreditamos na educação como principal forma de desenvolvimento para um país e que o empreendedorismo atua como impulsionador do saber acadêmico, transformando conhecimento em bens, serviços, riqueza e trabalhabilidade. Uni-los e promover uma rede integrada nacional de compartilhamento de experiências e formação de parcerias é o objetivo da MetaRed X Brasil, que nasce com o propósito de desenvolver projetos e programas nesse campo”, declara Janguiê Diniz.

A MetaRed X promoverá a inovação no empreendedorismo universitário. “O formato de rede que adotamos na MetaRed X viabilizará uma maior aproximação entre instituições educacionais que queiram impulsionar as expertises de inovação e empreendedorismo entre seus estudantes. Sabemos que, hoje, esses dois valores são de fundamental importância para o desenvolvimento de carreiras e empreendimentos de sucesso”, pontua o vice-presidente da MetaRed X Brasil, Celso Niskier, fundador e reitor do Centro Universitário UniCarioca e vice-presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo.

A iniciativa, articulada internacionalmente pela Universia, é resultado de um processo de evolução em que se fundem o trabalho anterior da RedEmprendia, cujo objetivo era promover internacionalmente programas de apoio ao empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior, e a experiência de sucesso e aprendizados gerados pela MetaRed IT, iniciativa em andamento no Brasil desde 2019, com foco nos profissionais e temas relacionados à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) das IES. “Desde 2018, quando reunimos 800 universidades no Encontro Internacional de Reitores da Universia em Salamanca-ES, percebemos que cada vez mais educação é um desafio global, portanto o futuro do Ensino Superior passa pela colaboração estratégica em âmbito internacional dos principais atores deste ecossistema. Foi assim com a MetaRed IT, onde apoiamos mais de 940 universidades conectadas em 10 países a colaborar em diversos temas relacionados aos desafios e oportunidades que as transformações digitais trazem. Agora, com todos os aprendizados de nossa atuação durante mais de 20 anos trabalhando em rede, vamos focar nossos esforços para promover uma educação cada vez mais empreendedora e aderente as necessidades do século XXI”, reforça Anderson Pereira, Diretor Geral da Universia Brasil.

O lançamento da MetaRed X Brasil será feito em ambiente virtual, a partir das 12h do dia 15 de junho. As inscrições são gratuitas no site eventos.metared.org, onde demais detalhes sobre o evento estão disponíveis.

Da assessoria 

COMENTÁRIOS dos leitores