Com mais de 500 vagas, Prouni-PE inicia fase de inscrições

Candidatos devem ter feito as edições 2019 ou 2020 do Enem

por Nathan Santos qua, 16/06/2021 - 17:42

Estão abertas as novas inscrições para o Prouni-PE, versão estadual do Programa Universidade Para Todos que reúne bolsas de estudos voltadas ao nível superior. As candidaturas podem ser feitas, por meio do site da iniciativa, até 30 de junho, sem custo.

Ao todo, 550 estudantes universitários de Pernambuco podem ser beneficiados com bolsas no valor de R$ 500 mensais. A seleção exige nota mínima de 350 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nas edições 2019 e 2020. Os resultados dessas provas servirão como meio de ingresso no programa.

Desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, o Prouni-PE é destinado a estudantes não portadores de diploma de curso superior, que comprovem renda mensal, per capita, de até um salário mínimo e meio. “Poderão concorrer os alunos que comprovem vínculo de matrícula nas instituições de ensino superior integrantes do Prouni-PE e que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas, na condição de bolsista integral. O programa também vai destinar vagas a candidatos que comprovem ser professores do ensino fundamental ou médio em exercício da docência; pessoas com deficiência, nos termos definidos em lei; ou mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou vítimas de violência doméstica e familiar, que comprovem vínculo de matrícula em uma IES integrante do Prouni-PE”, detalhou a Secretaria.

Do total de bolsas, 385 são voltadas a alunos das áreas de ciência, tecnologia, engenharias, matemática, computação, análise e desenvolvimento de sistemas, sistemas de informação, estatística, física, química, oceanografia e biologia. De acordo com o Governo do Estado, essa estratégia busca estimular a formação de profissionais “qualificados nas habilidades de futuro”. Mais informações estão disponíveis no site do programa.

COMENTÁRIOS dos leitores