Cursinho comunitário abre seleção para voluntários

A seleção, assim como as atividades com os alunos, serão todas remotas

por Rachel Andrade sex, 18/06/2021 - 18:50
Freepik Voluntários ajudarão estudantes que farão o Enem Freepik

O projeto 'Pré-Vestibular Comunitário da Linha do Tiro' abre chamada de voluntários para profissionais ou estudantes atuarem nas áreas de psicologia, design e redação, além de estudantes ou educadores para as mentorias de espanhol, literatura, física, química, história e sociologia. Os interessados podem se candidatar preenchendo um formulário virtual

Os candidatos selecionados serão contactados para continuar o processo, havendo a possibilidade de ser marcada uma entrevista por meio de plataforma virtual ainda no mês de junho. A iniciativa provê acompanhamento gratuito a estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio de mentoria humanizada.

Devido à pandemia do novo coronavírus, as atividades estão sendo realizadas exclusivamente de forma remota, por meio de plataforma virtual. Cada mentor ficará responsável por três a cinco estudantes, organizando encontros semanais ou mensais para tirar dúvidas e acompanhar o desenvolvimento dos estudos. Caso o aluno tenha dúvidas específicas relacionadas à alguma disciplina, cabe ao mentor ajudá-lo a entrar em contato com o educador voluntário da área requisitada.

Além disso, o projeto propõe rodas de diálogo para debater temas sociais. Para o estudante de publicidade Antonio Vinícius de Jesus Pequeno, um dos coordenadores do projeto, o objetivo é ir além da resolução de questões para o vestibular. “Nosso formato é pensar não só um ensino para reproduzir o que tem na sala de aula e passar no Enem, mas também para que os alunos reflitam sobre seu entorno, sua sociedade e como, adentrando nas universidades, podem dar seu retorno à região de onde vieram e trabalhar nela de maneira a construir um futuro melhor pro seu lugar”, ele explica.

O projeto surgiu com um grupo de estudantes que davam aulas gratuitas no Alto José Bonifácio, Zona Norte do Recife. O grupo migrou para o bairro da Linha do Tiro, e lá criou o novo cursinho. “No começo éramos de 15 a 20 pessoas no nosso polo, mas no começo da pandemia conseguimos ter apenas uma aula presencial, então nós buscamos recursos para oferecer chips aos alunos através de editais, parcerias com grandes cursinhos on-line e reuniões com os alunos para auxiliar na medida do possível”, Antonio relembra. Atualmente a equipe de coordenadores é composta por outros três jovens, Rafael Silva, com especialização em linguística, Rayanne Carlota, bacharel em direito com especialização em direitos humanos e Jhulia Nelly, formada em medicina e mestranda em saúde pública.

COMENTÁRIOS dos leitores