Mesários acusam Sintepe de não pagar diárias das eleições

Em contrapartida, o sindicato afirma que pode ter ocorrido atrasos, mas que pagará todos os mesários que trabalharam nas eleições

por Ruan Reis ter, 22/06/2021 - 13:15
Divulgação/Sintepe Sede do Sintepe, localizada no bairro da Boa Vista, no Recife Divulgação/Sintepe

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe) realizou, na semana passada, nos dias 16 e 17 de junho, as eleições para eleger novos representantes. No entanto, os mesários contratados para o evento acusam de não terem recebido o pagamento dos serviços.

Uma das mesárias que trabalhou nas eleições, Bárbara Suzanne Batista contou, ao LeiaJá, que até agora não recebeu o dinheiro. A promessa é que o valor seria pago no mesmo dia das eleições, após o expediente. “Está rolando uma desorganização e uma falta de um posicionamento oficial do financeiro do sindicato sobre o pagamento dos mesários”. Ela revela que foi designada para trabalhar em Palmares, Zona da Mata do Estado, pegou estrada em meio às fortes chuvas, e, ao entregar as urnas ao final da eleição, “não teve nenhuma informação precisa sobre o pagamento”.

Em um post no Instagram do sindicato, os mesários cobram o pagamento da diária. "Cadê o dinheiro dos mesários, galera? O povo trabalha porque está precisando, e precisando para agora", escreveu uma internauta. "Minha gente, não custa dar uma explicação sobre o pagamento", falou outra.

O LeiaJá procurou a assessoria do Sintepe que informou sobre a realização dos pagamentos. De acordo com a assessoria de imprensa do sindicato, a remuneração é feita por meio de depósito bancário e alguns mesários mandam os dados errados, o que dificulta o processo de liberação do dinheiro e ocasiona em atrasos. Ainda de acordo com a comunicação do Sintepe, todos os mesários sempre receberam o pagamento e que a Secretaria de Finanças está resolvendo caso a caso.

O Sintepe reforçou, ainda, que faz de tudo para pagar os mesários e que existe um número exclusivo para que os profisisonais tratem dos pagamentos. De acordo com a assessoria, todos os mesários conhecem o telefone passado pelo Sintepe, mas poucos estão entrando em contato. "telefone da Secretaria de Finanças é de conhecimento de todos os mesários, mas para quaisquer dúvidas é possível ligar para o telefone do Sintepe e pedir para falar com a Secretaria de Finanças: (81) 2127.8866", informou a comunicação do sindicato.

Em contrapartida, Bárbara alega que ao entrar em contato para resolver seu caso, por meio do número informado pelo Sintepe, não conseguiu ter nenhuma solução. "Esse [contato] só dá desligado, se tiver outro eles têm que repassar pra gente", disse. Em conversas de texto, obtidas pelo LeiaJá, Bárbara entra em contato com um número que supostamente é ligado ao Sintepe, mas não obtém um retorno efetivo. Confira:

COMENTÁRIOS dos leitores