Capes lança edital de apoio a projetos de enfermagem

Os projetos selecionados receberão apoio do Cofen

por Rachel Andrade qui, 24/06/2021 - 18:07
Nappy Profissionais de enfermagem podem participar da formação Nappy

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), está com edital aberto de seleção para o Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) na modalidade mestrado profissional da área de enfermagem. As propostas devem ser apresentadas, exclusivamente, pelo Sistema de Inscrição da CAPES (Sicapes), até o dia 30 de julho.

O primeiro projeto, chamado de Turma-Sede, é voltado para as turmas de mestrado profissional. São até 140 vagas oferecidas em Programas de Pós-Graduação (PPGs) profissionais stricto sensu na área de enfermagem, com nota igual ou superior a 3 ou conceito A, de acordo com a Avaliação Quadrienal de 2017 da CAPES. As 40 vagas restantes são para o segundo projeto, denominado Turma de Projeto de Cooperação entre Instituições (PCI).

Serão trabalhadas as propostas de turmas temporárias de mestrado profissional, conduzidas por uma instituição promotora com PPG stricto sensu nas dependências de uma instituição receptora. Os projetos da turma PCI deverão, preferencialmente, ser aplicados na região da Amazônia Legal ou em estados onde não há cursos de mestrado profissional em enfermagem.

No momento da submissão dos projetos devem ser enviados os seguintes documentos: declaração de anuência, assinada pelas instâncias máximas das instituições participantes do projeto; planilha orçamentária de todos os gastos previstos; termo de compromisso para os projetos de turma PCI, estabelecendo a parceria entre a instituição promotora e a receptora; e o termo de concessão de recursos financeiros.

Os projetos serão analisados em três etapas. A primeira é a análise técnica, de caráter eliminatório. Em seguida será feita a análise de mérito, eliminatória e classificatória. Por fim, a análise de prioridade, de listagem classificatória. A implementação dos projetos está prevista para acontecer a partir de novembro de 2021.

COMENTÁRIOS dos leitores