Cai número de negros, pardos e indígenas inscritos no Enem

Conclusão é de um estudo da Semesp, entidade brasileira que representa mantenedoras de ensino superior privado
Provas do Enem 2021 serão realizadas em novembro - Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Com o menor número de inscritos nas últimas 11 edições, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registra também, este ano, menor índice de candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas. É o que aponta um levantamento do Semesp, entidade brasileira que representa mantenedoras de ensino superior privado.

De acordo com a pesquisa, no comparativo com a última edição do Exame, em 2020, a queda de candidatos pardos foi de 51,7%, a de pretos, 53,1%, e a de indígenas, 54,8%. Os estudantes dos três grupos étnicos somam um total de 1,3 milhão (56,4%) de inscritos para o Enem 2021, enquanto que no ano passado, o total foi de 2,7 milhões (63,2%). 

Por outro lado, o número total de estudantes inscritos autodeclarados brancos teve uma queda menos acentuada, de 35,8%. Na contagem da proporção da edição de 2021, brancos representam 41,5% dos participantes, em comparação a 2020, quando cobriam 34,7% da fatia.

Os candidatos selecionam a própria classificação racial no momento da inscrição. A escolha de responder a pergunta é opcional.

Para Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp, os números de inscritos para o exame apontam para o retorno de desigualdades no País. “Assim como houve uma elitização por conta dos isentos que ficaram impedidos de se inscrever de forma gratuita na edição de 2021 porque faltaram em 2020 com receio da pandemia, esses números também representam um retrocesso em relação à inclusão e à diversidade de alunos na educação superior. Os dados mostram que aumentou percentualmente o número de inscritos da cor branca e piorou, principalmente, de cor parda. O Brasil caminhava e estava evoluindo na inclusão da diversidade, da inclusão, principalmente da cor/raça preta e parda. No entanto, a comparação dos dados de 2019 a 2021 mostra que estamos excluindo e tirando a possibilidade desses alunos ingressarem no ensino superior, aumentando ainda mais a desigualdade e apontando um retrocesso", afirma Capelato.

As provas do Enem 2021 serão realizadas em novembro, nos dias 21 e 28. As versões impressa e digital ocorrerão nos mesmos dias.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES