Revalida: primeira fase terá apenas uma nota de corte

O candidato que obtiver nota mínima de 90 pontos, no somatório dos exames objetivo e discursivo, será aprovado

por Juliana Mamede sab, 04/09/2021 - 16:16
Pixabay Revalida será aplicado neste domingo (5) Pixabay

Às vésperas da aplicação da primeira fase do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2021, que será realizada neste domingo (5), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, na última quinta-feira (2), no Diário Oficial da União, uma retificação do Edital nº 21/2021. A alteração diz respeito às provas escritas objetivas e discursivas do Revalida, que passam a ter apenas uma nota de corte, de acordo com atualização da Matriz de Referência do Revalida.

Com a mudança, o candidato que obtiver, pelo menos, 90 pontos de um total de 150, será considerado aprovado na primeira fase do exame. A nota final será referente ao somatório da pontuação alcançada nas provas objetiva e discursiva. A

primeira fase do exame será realizada em oito capitais do Centro-Oeste, Sul, Nordeste, Norte e Sudeste do País, sendo elas: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP). As provas objetivas serão realizadas no período da manhã, das 8h às 13h, enquanto as discursivas serão aplicadas à tarde, das 15h30 às 19h30.

Os candidatos que tiverem pedido de tempo adicional deferido terão o acréscimo de uma hora para terminar a prova, em cada turno. Importante destacar que o exame segue o horário de Brasília.

A prova objetiva contará com cem questões de múltipla escolha referentes às seguintes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). Já no exame discursivo, haverá cinco questões. Confira o edital de retificação.

COMENTÁRIOS dos leitores