Saiba quando deve ser retomado o Programa Ganhe o Mundo

Programa pernambucano que leva alunos da rede estadual para estudarem fora do País deve retornar gradativamente

por Jennifer Buarque qua, 15/09/2021 - 12:32
Cortesia José Vianês ao lado de outros intercambistas na Nova Zelândia Cortesia

O Programa Ganhe o Mundo (PGM), iniciativa instituída em Pernambuco em 2011 e que já levou 7,5 mil alunos da rede pública do estado para estudarem fora do país, já tem previsão de retomar as atividades. Suspenso após o embarque de estudantes, em janeiro de 2020, devido a pandemia, o programa deve retornar gradativamente com a parte dos cursos de idiomas que se encontram em processo de licitação.

O PGM é constituído por curso de idiomas, realizado em Pernambuco, e intercâmbio. Até 2019, o curso de idiomas, que é gratuito, tinha duração de um ano com 300h presencias e 50h de exercício on-line. Os estudantes recebiam material de apoio e realizavam quatros provas durante todo o ano. O desempenho no curso e nas provas finais define quem vai para o intercâmbio. Para participar, os estudantes precisavam estar cursando o 1º ano do ensino médio na rede estadual, ter documento do Sistemas de Informações de Educação de Pernambuco (Siepe) e selecionar a escola de idiomas que iria cursar aqui no Brasil.

Já no intercâmbio, alunos de escolas estaduais de Pernambuco são selecionados para estudar por um semestre os idiomas inglês ou espanhol no exterior. Os alunos são escolhidos por cursos de qualificação e provas de proficiência nos idiomas. Os primeiros embarques do programa no estado foram realizados em agosto de 2012, para os Estados Unidos e Canadá. Em 2020, o Governo do Estado anunciou a Inglaterra como novo destino, totalizando dez países participantes.

O impacto de ganhar o mundo

O ex-intercambista pelo PGM e advogado José Vianês teve a do experiência do intercâmbio na Nova Zelândia, onde foi para praticar o inglês que acabou lhe abrindo portas. “O mercado hoje está mais exigente que antes, e para acompanhar essa nova realidade ter o inglês como segunda língua surge como necessidade. Depois que voltei fui absorvido pelo próprio programa, comecei a dar aulas de inglês e esse foi o meu primeiro emprego”, explica, em entrevista ao LeiaJá.

O advogado José Vianês fez intercâmbio para a Nova Zelândia (Foto: cortesia)

No que se trata da esfera pessoal, o advogado reforça como a experiência mudou sua visão de mundo. “Eu era mais ingênuo, imaturo e não sabia qual a real dimensão do mundo. Depois da experiência, você se sente cidadão do mundo, capaz de falar com quem quiser, você sente que faz parte da comunidade global, discutindo ideias, comparando realidades sociais e apresentando novos panoramas, tudo por meio da comunicação”, afirma José Vianês. “Minha maior lição foi respeitar a diferenças. O mundo é diverso e quando você acha que conhece tudo, tem um leque gigante lá fora de pessoas, culturas e realidades diferentes”, completa o advogado.

Em nota, a Secretaria de Educação e Esportes  de Pernambuco (SEE-PE), afirmou que apesar dos cursos de idiomas voltarem em breve, os intercâmbios não têm previsão de retorno. “A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco informa que está em processo de licitação para retomar os cursos de línguas que integram o Programa Ganhe o Mundo (PGM), o que deve acontecer ainda este ano. Sobre os intercâmbios, ainda não temos uma previsão de quando estes serão retomados. Esse retorno depende do contexto pandêmico em todo o mundo. Por enquanto, não há previsão de retorno”, pontuou o órgão, em nota.

No segundo semestre de 2019, última edição do PGM antes da pandemia, segundo a secretaria, 15.000 vagas foram ofertadas. Só para o idioma inglês foram 11.300 vagas, enquanto o idioma espanhol recebeu 3.600 oportunidades. Além disso, ainda foram disponibilizadas 100 vagas para quem desejasse aprender alemão.

COMENTÁRIOS dos leitores