UFPE inicia semestre letivo 2021.1 nesta segunda-feira

A aula magna, ministrada pelo reitor, será transmitida de forma virtual

por Rachel Andrade sab, 18/09/2021 - 09:00
Paulo Uchôa/LeiaJá Imagens A cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal oficial da instituição no Youtube Paulo Uchôa/LeiaJá Imagens

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) inicia, nesta segunda-feira (20), as aulas da graduação do semestre letivo 2021.1. A cerimônia da Aula Magna será conduzida pelo reitor, Alfredo Gomes, e transmitida ao vivo pelo canal oficial da instituição no Youtube a partir das 9h. Com tema “A Universidade na perspectiva freireana”, o evento busca homenagear o centenário de aniversário do pedagogo Paulo Freire, comemorado neste domingo (19), e segue as celebrações dos 75 anos da Universidade. 

Segundo Alfredo Gomes, a homenagem ao patrono da educação brasileira se faz necessária, principalmente no atual cenário que o ensino nacional enfrenta. “Essa Aula Magna em celebração ao centenário de Paulo Freire é uma referência muito importante, neste momento, para que possamos ter esperança no futuro. Ao mesmo tempo, ela é um sinal de resistência da universidade pública dentro do contexto no qual estamos vivendo”, avalia o reitor. 

Devido à pandemia do novo coronavírus, deflagrada em março de 2020, as aulas haviam sido suspensas desde o início do primeiro semestre do ano passado. Com isso, os calendários acadêmicos de 2020.1 e 2020.2 só foram concluídos nos meses de maio e setembro de 2021, respectivamente. Segundo o calendário acadêmico do período 2021.1, as aulas e atividades serão realizadas até dezembro.  

O cronograma vale para encontros em formato remoto, presencial e híbrido, conforme a resolução nº 04/2021 do Conselho Universitário (Consuni), publicado no boletim oficial nº 134 da instituição, que informa sobre o retorno gradual de algumas aulas práticas no formato presencial, obedecendo os protocolos de biossegurança. 

“Estamos trabalhando para que os espaços que serão utilizados por nossa comunidade acadêmica estejam adequadamente equipados, dentro de um nível correto de biossegurança. Além disso, apelamos a todos e todas que irão frequentar a Universidade que respeitem diariamente as normas de segurança, com o distanciamento social e também o uso de máscara e álcool 70%”, afirma o reitor Alfredo Gomes. 

Os novos alunos podem acessar o guia do estudante para se informarem sobre o funcionamento geral da instituição.O início das aulas também marca o início do período de modificação de matrícula para veteranos, que vai até o dia 29 de setembro. 

Mais informações podem ser obtidas na página oficial da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd)

 

COMENTÁRIOS dos leitores