Reeducandos fazem prova do Projeto Remissão Pela Leitura
Se o participante obtiver a nota estipulada, terá sete dias de redução na pena
Ao total, 173 reeducandos da Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), em Caruaru, do Presídio Frei Damião de Bozzano (PFDB) e do Presídio Juíz Antônio Luiz Lins de Barros - ambos situados no Complexo do Curado - realizam, nesta quarta-feira (20), prova do Projeto Remissão de Pena pela Leitura, inciativa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio de sua Executiva de Ressocialização (Seres). As provas são realizadas pela manhã e à tarde, na quadra do presídio, e os participantes têm um período de duas horas para fazê-las. Se o reeducando obtiver a média estipulada, 7, terá sete dias reduzidos em sua pena.
Do total de participantes, 22 são da PJPS, 51 do PFDB e 100 são do Presídio Juíz Antônio Luiz Lins de Barros. A Pessoa Privada de Liberdade (PPL) que possui ensino fundamental deve fazer um resumo do livro que leu, enquanto a que tem o ensino médio precisa fazer uma resenha.
No projeto - criado há cinco anos, em outubro de 2016 -, cada PPL escolhe um livro e tem um período de 21 dias para lê-lo. Oito dias antes das provas, elas participam de um aulão, com um professor dando dicas sobre como escrever o texto. A aplicação do exame é feita por um docente da Secretaria de Educação do Estado, enquanto a correção fica a cargo de outro. O Remição de Pena já inscreveu 8.683 PPLs e já obteve mais de 72% de aprovação.