Polícia Militar abre concurso com 2,7 mil vagas
Os candidatos interessados podem se inscrever de 25 de outubro até 8 de dezembro, pela internet
A Polícia Militar de São Paulo (PMSP) divulgou edital para concurso público com intuito de preencher 2.700 vagas para os cargos de soldado PM de 2ª classe do Quadro de Praças de Polícia Militar (QPPM) dos sexos masculino e feminino. A remuneração básica inicial para o cargo é de R$ 3.360,33. Os candidatos interessados podem se inscrever de 25 de outubro até 8 de dezembro por meio do site da Vunesp.
Entre os requisitos para estar apto a participar é preciso estão: que os candidatos sejam brasileiros; possuam no mínimo 17 anos e no máximo 30 anos; tenham a estatura mínima (descalço e descoberto) de 155 cm, para mulheres, e 160 cm, para homens; possuam aptidão física e saúde física e mental; tenham perfil psicológico compatível com o cargo; estejam quites com sua obrigações militares (para o sexo masculino); possuam carteira de motorista entre as categorias “B” e “E”.
No ato da inscrição, o candidato deverá realizar o pagamento da taxa no valor de R$ 57,00. Aqueles que forem estudantes matriculados no ensino médio, curso pré-vestibular ou superior e receba remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou esteja desempregado, terão direto a redução de 50% da taxa. A solicitação da isenção deve ser realizada no período de 25 a 28 de outubro. Na inscrição, também será necessário anexar documentos comprobatórios, foto de rosto, cópia colorida do RG e cópia colorida do RG dos ascendentes. As orientações dos documentos podem ser conferidas na ficha de inscrição, disponível no site da Vunesp.
O processo será composto por prova objetiva, prova dissertativa, exame de aptidão física, exame de saúde, exame psicológico, avaliação de conduta social e análise de documentos. O candidato poderá optar entre os municípios de Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba para realizar a prova. As avaliações objetiva e dissertativa terão duração de 5 horas e estão previstas para serem realizadas no dia 6 de fevereiro de 2022, no período da tarde.
O certame tem validade de três meses, a contar da data da sua homologação, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. Mais informações podem ser obtidas no edital na aba “concursos” do site da PMSP.