MEC realiza alterações nos Fies e Prouni

Uma das mudanças foi o uso da nota do Enem não somente para seleção dos candidatos inscritos no processo regular dos dois programas, mas no processo de ocupação das vagas remanescentes

por Jennifer Buarque qua, 27/10/2021 - 11:43
Marcelo Camargo/Agência Brasil Sede do Ministério da Educação Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta terça-feira (26), mudanças nos programas Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa Universidade para Todos (Prouni). Desde o início do ano, os programas passaram por atualizações para que a ocupação de vagas e bolsas, eventualmente não preenchidas nos processos regulares, fossem  realizadas de acordo com o desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Com a nova medida, o desempenho do Enem não é só utilizado na seleção dos candidatos inscritos no processo regular dos dois programas, mas no processo de ocupação das vagas remanescentes.

Outra mudança foi a modificação em uma das normas do Fies. Com a alteração, vagas que não foram preenchidas no primeiro semestre passam a ser ofertadas no processo do segundo semestre do ano. Segundo o MEC, em 2021 essa ação possibilitou a oferta de 16 mil vagas para o semestre de 2021.2. Todas as medidas têm como objetivo preencher o máximo possível das 93 mil vagas ofertadas para o Fies em 2021. 

No entanto, o MEC avalia que não será eficaz realizar processos de ocupação de vagas remanescentes do Fies e Prouni para o segundo semestre de 2021. O Prouni já realizou, no primeiro semestre de 2021, uma edição para ocupação de bolsas remanescentes. O processo regular de 2021.1, realizado antes da divulgação do Enem 2020, exigiu notas do Enem de 2019. Os candidatos que realizaram o Enem de 2020 puderam disputar as bolsas ofertadas no processo de remanescentes.

COMENTÁRIOS dos leitores