Com menor número de inscritos, PMPE aumenta efetivo para o Enem 2021

Motivo do aumento de efetivo, segundo a Polícia Militar, é o maior investimento do Inep em segurança
Coletiva com a Polícia Militar sobre o Enem 2021 - Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

A Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), durante coletiva de imprensa, realizada nesta quinta-feira (18), no auditório do Quartel do Comando Geral, localizado no bairro do Derby, área central do Recife, deu detalhes sobre o esquema de segurança para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médico (Enem) 2021, que será aplicado nos dias 21 e 28 de novembro.

Na ocasião, o diretor adjunto de Planejamento Operacional, coronel Alexandre Tavares, ressaltou a expertise da PMPE em concursos como o Enem. "Para 2021, a aplicação será em 84 municípios, 820 locais de aplicação. Como são dois dias, teremos o total de 4247 policias. Deste quantitativo, 732 estão concentrado na Região Metropolitana do Recife".                                                  

Mesmo com um número menor de inscritos, comparando-se com a edição de 2020, realizado em janeiro deste ano, o efetivo teve um aumento de 40%. De acordo com o coronel, a justificativa para o maior número de polícias nos dias do Enem é devido aos recursos, repassados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ainda segundo o diretor adjunto de Planejamento Operacional, foram investidos pelo Instituto cerca de R$ 1,1 milhão.      

No Enem 2020, Pernambuco contou com 1520 agentes em cada dia de aplicação da avaliação. Além disso, a PMPE teve o recurso de drones, o que nesta edição de 2021 não irá se repetir. "Não está no planejamento", disse Alexandre Tavares. Questionado sobre onde será a maior concentração de efetivo militar, Tavares apontou que a área central da capital pernambucana demanda maior atenção, pois há locais de provas com um grande quantitativo de candidatos, como Unibra e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

COMENTÁRIOS DOS LEITORES