Por falta de energia, 554 candidatos do Enem, em Escada-PE, não realizam provas

Em Escada, há um quantitativo de 1224 candidatos
Os candidatos afetados são do acompanhamento especial - Rafael Bandeira/LeiaJáImagens

Neste primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, 554 candidatos do município de Escada, na Mata Sul de Pernambuco, não realizaram o exame. De acordo com a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), houve uma queda de energia que comprometeu toda a cidade. Mesmo assim, alguns participantes optaram por realizar as provas. "Nestes locais há janelas e não comprometeria a realização do exame. Por isso, esses candidatos começaram as provas às 13h30 e a energia foi estabelecida nesses lugares", explicou a coordenadora estadual da Cesgranrio, Margarett Carneiro.

Ainda de acordo com a coordenadora, o candidatos afetados fariam a avaliação na Faculdade de Escada (Faesc) e são do acompanhamento especial. "Por decisão deles, as provas deste primeiro dia foram canceladas. Logo, eles não serão penalizados e farão as provas do primeiro dia no dia 9 de janeiro", afirmou. Em Escada, há um quantitativo de 1224 candidatos e a maioria está concentrada na Faesc. Os participantes desse local de provas participará da reaplicação no mesmo dia dos estudantes que apresentaram sintomas de Covid-19 neste primeiro dia do Enem, candidatos que farão a segunda aplicação e Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL).

Enem

Neste domingo (21), serão realizadas as provas de Ciências Humanas, Linguagens e redação. Ao total, os candidatos terão 5h30 para responder às 90 questões aplicadas, além da produção textual.

Já no próximo domingo (28), os feras responderão a outros 90 quesitos das provas de matemática e Ciências da Natureza em um tempo limite de cinco horas.

Ao total, a primeira aplicação do Enem 2021 teve 3.389.907 inscrições confirmadas, sendo 3.321.016 para as provas impressas e 68.891 para as provas digitais.

Nos dias 9 e 16 de janeiro, o Enem 2021 terá sua segunda aplicação para os estudantes que se inscreveram após a reabertura das candidaturas, em setembro. Ao total 280.145 novos registros foram confirmados pelo Inep. Na mesma data, será aplicado o Enem para adultos privados de liberdade e jovens cumprindo medida socioeducativa que inclui privação de liberdade (Enem PPL).

COMENTÁRIOS DOS LEITORES