Por segundos de atraso, candidatos perdem Enem

Na instituição, candidatos confundiram o local de entrada, já que a unidade de ensino conta com três campi
Estudantes se atrasaram por questões de segundos - Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Com portões abertos até as 13h, os últimos minutos de acesso aos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram de correria. Em uma universidade localizada no Recife, na Rua Padre Inglês, na Boa Vista, alguns candidatos perderam a prova por segundos de atraso. 

A estudante Larissa Damasceno, de 17 anos, chegou ao local de prova com cerca de um minuto de atraso. "Saí de casa, na Avenida Caxangá, às 12h. Meu pai me deixou na Praça do Derby e vim correndo até aqui" afirma. Larissa faria a prova para o curso de direito. "Não sei vou tentar de novo ano que vem", lamenta.

O estudante Vitor Barkokebas, de 27 anos, alega que chegou um minuto antes do fechamento do portão, mas não conseguiu entrar. "Para quê isso? A prova ainda demora meia hora para começar. Vim correndo e mesmo assim perdi o horário", comenta.

Na instituição, candidatos confundiram o local de entrada, já que a unidade de ensino conta com três campi. Nos portões das unidades, não havia sinalização com a numeração de cada campus.

Enem
Neste domingo (21), serão realizadas as provas de Ciências Humanas, Linguagens e redação. Ao total, os candidatos terão 5h30 para responder às 90 questões aplicadas, além da produção textual.

Já no próximo domingo (28), os feras responderão a outros 90 quesitos das provas de matemática e Ciências da Natureza em um tempo limite de cinco horas.

Ao total, a primeira aplicação do Enem 2021 teve 3.389.907 inscrições confirmadas, sendo 3.321.016 para as provas impressas e 68.891 para as provas digitais.

Nos dias 9 e 16 de janeiro, o Enem 2021 terá sua segunda aplicação para os estudantes que se inscreveram após a reabertura das candidaturas, em setembro. Ao total 280.145 novos registros foram confirmados pelo Inep. Na mesma data, será aplicado o Enem para adultos privados de liberdade e jovens cumprindo medida socioeducativa que inclui privação de liberdade (Enem PPL).

COMENTÁRIOS DOS LEITORES