Descubra erros que zeram a redação do Enem

A redação do Enem 2021 será aplicada neste domingo (21). Confira 7 erros que podem custar a nota zero 
Redação do Enem será aplicada nesta domingo (21) - Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no ano de 2020, em torno de 87 mil participantes zeraram a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Enquanto isso, apenas 28 tiraram a nota mil, entre os 2.470.396 que compareceram no dia de prova. Assim, para o estudante que deseja se sair bem no Enem 2021, é essencial evitar alguns erros que podem levar a nota zero na hora da correção.

Prevista para este domingo (21), a escrita da redação causa bastante apreensão entre os participantes, isso porque o resultado obtido na prova tem grande influência na nota final. Uma dica para escrever melhor é, além de estudar como o texto deve ser feito, também se atentar sobre quais deslizes os corretores não querem encontrar. 

Assim, para ajudar os estudantes, o Vai Cair No Enem conversou com a professora Ana Luíza e o professor Henrique Rodrigues, que juntos abordaram os principais critérios que podem zerar a nota da  redação, confira:

Não atender a estrutura do tipo textual dissertativo argumentativo 

O tipo textual da redação é um dos pontos mais importantes. O exame exige a escrita do texto no formato dissertativo-argumentativo, ou seja, deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão. É proibido desenvolver outros tipos textuais como a descrição ou narração.

“No Enem o texto deve ser dissertativo-argumentativo, em que o candidato deve desenvolver seu ponto de vista e argumentar em favor deles. Em casos de fugas desse tipo textual, a nota zero é praticamente certa. Então o estudante deve ter muita atenção, é bem comum ver participantes que acabam desviando para outros tipos como o texto expositivo ou narrativo.”, explica a professora Luíza. 

Assinar a redação
O Enem proíbe qualquer forma de identificação no espaço destinado à redação, como no caso de nomes, assinaturas e rubricas. Isso porque para prevenir possíveis fraudes, os corretores não podem ter conhecimento de quem é a autoria do texto.

“Esse ponto é muito importante, porque existem muitos participantes que ainda acham que devem assinar no início ou no final do texto. Esse erro faz zerar a redação porque o corretor só deve ter acesso apenas ao texto em si, sem qualquer sinal de identificação.”, afirma Luíza.

Letra ilegível

Por mais que o seu texto esteja excelente enquanto a gramática e o desenvolvimento das ideias, não irá adiantar muito se os corretores não conseguirem ler. Por isso, preste atenção para não escrever de forma confusa e incompreensível.

“Escrever com uma letra aparentemente feia não faz você zerar a redação, mas letras ilegíveis é totalmente diferente. É aquela em que o corretor não consegue entender o que você quis dizer e por isso infelizmente ele zera sua redação, assim procure escrever da forma mais clara possível”, informa a professora. 

Extensão do texto 

Não é preciso nem dizer que a finalidade da redação é avaliar a produção textual do candidato, bem como sua capacidade de formular ideias e argumentos válidos. Dessa forma, apresentar um texto com até 7 linhas apenas demonstra para os corretores que você não está pronto para entrar numa universidade, por isso use ao máximo o espaço disponível para defender sua tese.

“Textos com menos de 7 linhas são considerados insuficientes para o Enem, não chegam nem mesmo a ser corrigidos”, afirma Luíza. 

Cópia do texto motivacional

Os textos motivadores são um recorte do tema da redação e tem o único objetivo de contextualizar o assunto e até mesmo servir de inspiração para o participante, mas nunca para ser copiado. 

“Fazer plágio integral do texto motivacional em algum trecho da redação é motivo para nota zero, o que você pode fazer é tomá-lo como referência para buscar sua própria argumentação. Mas jamais replique qualquer trecho na sua redação”, explica o Professor Henrique. 

Usar impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação 

Qualquer elemento seja textual ou não que venha a ser  considerado inadequado ao texto dissertativo-argumentativo é proibido pelo Enem.

“Trazer elementos para o texto que não fazem sentido, como desenhos e até mesmo ofensas, é completamente inaceitável. Recomendamos que o estudante se mantenha firme ao gênero textual exigido e use cada linha com consciência.”, afirma Henrique. 

Parte deliberadamente desconectada do texto

Os parágrafos do texto devem ter coerência entre si e seguir uma lógica de raciocínio que contribua para a argumentação da redação. Cuidado para não trazer trechos desconexos.

“É essencial um texto estruturado dividido entre frases e parágrafos, com conexões, repertórios, opinião crítica e proposta de intervenção que esteja ligada às teses que ele trouxe na introdução. Os corretores querem ver um texto certinho, que cumpra o modelo dissertativo-argumentativo, qualquer desvio disso pode levar a nota zero.”

COMENTÁRIOS DOS LEITORES