DPU pede reaplicação do Enem para estudantes de comunidade do Rio de Janeiro

Devido a uma ação policial, realizada no último domingo (21), primeiro dia do exame, impediu que 501 candidatos realizassem as provas
O Inep tem até sábado para responder à solicitação - Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

A Defensoria Pública da União (DPU) enviou um pedido ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujo primeiro dia da avaliação foi no último domingo (21), sejam reaplicadas para estudantes do Complexo do Salgueiro, comunidade localizada na cidade do Rio de Janeiro.

Os candidatos, 501, de acordo com a DPU, não conseguiram fazer o exame devido a uma ação policial no local, que vitimou 10 pessoas. O pedido foi realizado pelo 1º defensor regional de Direitos Humanos da Defensoria Pública da União (DPU), no Rio de Janeiro, Thales Treiger e direcionado ao presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro. Treiger solicitou resposta do instituto em um prazo de três dias, logo, o Inep tem até o sábado (27) para emitir um posicionamento sobre o pedido.

O defensor também incluiu no documento a solicitação de informações, junto ao órgão responsável pelo Enem, sobre o quantitativo, em porcentagem, dos candidatos que moram ou fariam o exame na região e não compareceram ao primeiro dia de provas.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES