Enem 2021: questões de biologia exigiram mais atenção e conhecimento dos candidatos, afirma professor

André Luiz, docente da disciplina, analisou a avaliação
A disciplina faz parte da prova de ciências da natureza - Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Fazendo parte da prova de Ciências da Natureza, a disciplina de biologia trouxe assuntos diversos e questões interdisciplinares. Ao Vai Cair No Enem, o professor André Luiz apontou que os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) precisavam ter mais atenção e conhecimento sobre as temáticas para um bom desempenho na avaliação, aplicada neste domingo (28). 

“A prova foi boa, com relação aos conteúdos. No entanto, o nível aumentou. As questões exigiram mais atenção e conhecimento do aluno. Um aluno sem muito conhecimento, dificilmente, fez uma prova boa de biologia [...] a questão 132, da prova amarela, que mistura embriologia com fisiologia, por exemplo, o aluno teria que ter um conhecimento elevadíssimo para acertar a questão”, ressaltou.

Com relação a temas recorrentes no Enem, especificamente em biologia, André Luiz comenta que a ecologia, que costumava aparecer bastante, nesta edição foi “pouquíssimo abordada para o que vinha caindo em provas do Enem anteriores". "Sendo assim, ecologia caiu menos. Entretanto, a prova abriu espaço para conteúdos que não apareciam tanto como embriologia, animal e vegetal”, observou.

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES