Adiantado 4h30, estudante é o 1° a chegar nos dois fins de semana do Enem

Lukas Medeiros, de 22 anos, foi o primeiro a chegar a um local de aplicação localizado no Recife
Lukas Medeiros, de 22 anos, quer fazer medicina - Victor Gouveia/LeiaJáImagens

Comprometido com o sonho de ingressar em medicina, nos dois fins de semana de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, o estudante Lukas Medeiros, de 22 anos, foi o primeiro a chegar ao polo da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), bairro da Boa Vista, área central do Recife.

Em seu oitavo Enem, Lukas conta que a expectativa deste ano é diferente. Natural de Paracatu, interior de Minas Gerais, este é o primeiro exame longe de casa.

Aprovado em engenharia biomédica na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no vestibular passado, há três meses ele mora no bairro da Várzea, Zona Oeste da capital, e ainda vem se adaptando à cidade.

Para evitar transtornos no percurso que pode levar à sua segunda aprovação, o medo de se atrasar e perder o Enem fez com que chegasse cerca de 4h30 antes da abertura dos portões.

Confiante na preparação ao longo do ano, o estudante garante que o Enem já faz parte do seu calendário e vai continuar participando mesmo se conseguir passar em medicina.

"Eu acho que nunca vou deixar de fazer essa prova do Enem mesmo se eu passar. Ter toda essa expectativa, depois preencher gabarito. É muito bom. É divertido", comentou.

Enem 2021

Neste domingo (28), serão realizadas as provas de Ciências da Natureza e matemática. Ao total, os candidatos terão 5h para responder às 90 questões aplicadas.

Já no primeiro dia de provas, domingo (21), os feras responderam a outros 90 quesitos das provas de Linguagens, Ciências Humanas, além de uma redação, em um tempo limite de 5h30.

Ao total, a primeira aplicação do Enem 2021 teve 3.389.907 inscrições confirmadas, sendo 3.321.016 para as provas impressas e 68.891 para as provas digitais. O primeiro dia de provas registrou uma abstenção de 26%, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Nos dias 9 e 16 de janeiro, o Enem 2021 terá sua segunda aplicação para os estudantes que se inscreveram após a reabertura das candidaturas, em setembro. Ao todo, 280.145 novos registros foram confirmados pelo Inep. Na mesma data, será aplicado o Enem para adultos privados de liberdade e jovens cumprindo medida socioeducativa que inclui privação de liberdade (Enem PPL).

COMENTÁRIOS DOS LEITORES