Jovem é agredida por ex-companheiro e perde 2º dia de provas do Enem 2021

Candidata foi agredida verbalmente e teve o celular quebrado, no local do exame, pelo ex-companheiro, que também era candidato
Os casos foram divulgados durante coletiva - Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Durante divulgação do balanço do segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio 2021 (Enem), neste domingo (28), a Polícia Militar de Pernambuco registrou ocorrências de violência doméstica e de perturbação de sossego. De acordo com o Major Daniel Augusto, uma candidata, que faria a avaliação na Escola Desembargador Renato Fonseca, localizada no bairro de Jardim Brasil, em Olinda, Região Metropolitana do Recife, foi agredida verbalmente e teve o celular quebrado, no local do exame, pelo ex-companheiro, que também era candidato. 

No momento da ocorrência, a jovem, de 20 anos, chegou a pedir ajuda aos fiscais. "À princípio, ela alegou que se tratava de uma assalto, mas o rapaz negou e chegou a jogar o celular da vítima contra a parede e dasacatar agentes", explicou o Major. Segundo informações da PMPE, o caso ocorreu antes do fechamento dos portões. De acordo com a polícia, a vítima já tinha solicitado medida protetiva contra o agressor, mas ainda não foi concedida. 

Ainda segundo Daniel Augusto, os envolvido não realizaram as provas. Ambos estão na Central de Plantões, localizada em Campo Grande, Zona Norte da capital pernambucana, para dar prosseguimento às apurações sobre o caso, que foi enquadrado na Lei Maria da Penha.

Além desse caso, a Polícia Militar do Estado também registrou quatro incidentes de perturbação de sossego, em casas e estabelecimentos próximos a lugares de aplicação do Enem, nas cidades de Bezerros, Paulista, Recife e Olinda. 

Enem 2021

Neste domingo (28), serão realizadas as provas de Ciências da Natureza e matemática. Ao total, os candidatos terão 5h para responder às 90 questões aplicadas.

Já no primeiro dia de provas, domingo (21), os feras responderam a outros 90 quesitos das provas de Linguagens, Ciências Humanas, além de uma redação, em um tempo limite de 5h30.

Ao total, a primeira aplicação do Enem 2021 teve 3.389.907 inscrições confirmadas, sendo 3.321.016 para as provas impressas e 68.891 para as provas digitais. O primeiro dia de provas registrou uma abstenção de 26%, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Nos dias 9 e 16 de janeiro, o Enem 2021 terá sua segunda aplicação para os estudantes que se inscreveram após a reabertura das candidaturas, em setembro. Ao todo, 280.145 novos registros foram confirmados pelo Inep. Na mesma data, será aplicado o Enem para adultos privados de liberdade e jovens cumprindo medida socioeducativa que inclui privação de liberdade (Enem PPL).

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES