Novo Ensino Médio: UPE anuncia mudanças no SSA em 2022

Modificações foram divulgadas nesta segunda-feira

por Elaine Guimarães seg, 29/11/2021 - 16:39
Rafael Bandeira/leiaJáImagens/Arquivo Universidade de Pernambuco (UPE) Rafael Bandeira/leiaJáImagens/Arquivo

A Universidade de Pernambuco (UPE) anunciou, nesta segunda-feira (29), mudanças no formato do Sistema Seriado de Aplicação (SSA) em 2022. A reformulação do processo seletivo, em um primeiro momento, será apenas na primeira etapa, ou seja, SSA1, que contará com novo formato e currículo afinado ao Novo Ensino Médio.

As demais etapas, de acordo com a instituição, o SSA 1 e SS2 passarão a contemplar as seguintes competências: linguagens, ciências da natureza, matemática e ciências humanas e sociais aplicadas (formação geral básica). Já a última etapa da seletiva contará, em 2024, com avaliação da formação geral básica, redação e itinerário formativo, que será composta pela área específica escolhida pelo candidato.

Ainda segundo a UPE, as provas continuarão com dois dias de aplicação. No entanto, o critério de eliminação por falta será diferente do vigente. Assim, os participantes ausentes perderam apenas a nota do primeiro dia da avaliação, área do conhecimento, o que possibilitará ao estudante ter uma média com a pontuação obtida no segundo dia do exame.

Para o SS3, os critérios são diferentes das duas primeiras etapas. Logo, haverá eliminação em caso de: ausência, em qualquer dia, da avaliação; o estudante zerar alguma prova, ter uma média de acerto menor que duas questões de cada área, ter nota mínima de 30% da maior pontuação do curso pretendido, na prova de formação geral; Somente quem passar do ponto de corte terá a redação corrigida.

Provas

SSA 1 e 2

duração: 4 horas (cada dia de aplicação);

Dia 1: Linguagens - 22 questões, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - 23 questões Dia 2: Matemática - 21 questões, Ciências da Natureza - 24 questões

SSA 3

duração: 4h30 (cada dia de aplicação)

Dia 1: redação e Linguagens (40 questões);

Dia 2: Itinerários formativos - 60 questões

COMENTÁRIOS dos leitores