Resultado do Enem: como lidar com a ansiedade pela nota?

Andrea Lago, orientadora educacional do Poliedro Curso, dá algumas orientações
O resultado da avaliação está previsto para 11 de fevereiro - Freepik

Faltando três dias para a divulgação dos resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previsto para o dia 11 de fevereiro, muitos candidatos são tomados pela ansiedade diante da possibilidade de ingressar no ensino superior por meio do desempenho na avaliação.

Sofrimento de antecipação

De acordo com Andrea Lago, orientadora educacional do Poliedro Curso, esse sentimento é comum aos participantes do exame, devido ao impacto que a prova tem. "O chamado de sofrimento de antecipação é sinal de um sentimento muito comum aos estudantes e, mais ainda, àqueles que almejam uma vaga no curso de graduação dos seus sonhos. Como nós estamos falando de um exame marcante com muito impacto dos estudantes, talvez todos tenham certa ansiedade, em maior ou menor grau", frisa.


A orientadora salienta que nesses casos é necessário identificar o que é benéfico para o controle da ansiedade e aponta alternativas para canalizar o sentimento. "Uma atividade física, meditar, ler um livro que não [esteja relacionado] a temática ou ao vestibular, fazer um curso rápido a distância ou outras atividades de lazer durante esses dias podem ampliar uma sensação de bem-estar", explica.

Família e amigos podem ser aliados

Neste processo de espera, a família e os amigos podem ser uma apoio que o participante precisa para lidar com a questão emocional. "Em uma situação como essa, que o estudante pode estar muito apreensivo, preocupar-se em ouvir sem julgar os sentimentos que são compartilhados, poderia demonstrar muito acolhimento. Prover um ambiente mais calmo é algo positivo também (...) Essa é uma postura esperada de amigos e familiares que são empáticos", ressalta. E complementa: “Amigos e familiares próximos que mantêm altíssimas expectativas sobre o Enem ou que cobram diretamente resultados podem ampliar o sofrimento durante essa espera”.


Andrea Lago chama atenção para a autocobrança e comparações com amigos que também realizaram o Enem. “Primeiro, a gente precisa entender que se comparar é comum e que o sistema todo nos leva a esse ponto. São as listas de classificação nas universidades, são as preocupações com as notas do Sisu, a média de notas de concorrência, o histórico de outros amigos, de outros e por aí vai. Quase sempre quando a gente se compara nesse cenário acaba te colocando por baixo”, aponta. Para ela é importante que o estudante combata esse pensamento e reforça que pessoas e histórias são únicas. 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES