Veja tudo o que você precisa saber sobre o Sisu 2022.1

As inscrições começaram nesta terça-feira (15)

por Elaine Guimarães ter, 15/02/2022 - 11:33
LeiaJáImagens Página do Sisu LeiaJáImagens

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022.1 começaram nesta terça-feira (15). Nesta edição, a iniciativa conta com cerca de 221 mil vagas em 6.146 cursos de graduação em 125 universidades públicas do Brasil. Apesar de ser esperado e conhecido pelos estudantes e candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ainda é cercado por algumas dúvidas. Por isso, o Vai Cair No Enem reuniu as principais informações sobre o processo seletivo. Confira:

Inscrições: 15 a 18 de fevereiro

Resultado: 22 de fevereiro

Matrícula: 23 de fevereiro a 8 de março

Manifestação de interesse na lista de espera: 28 de fevereiro a 8 de março 

Estudantes que realizaram o Enem 2021, primeira ou segunda aplicação, têm nota maior que zero na prova de redação e não tenham realizado o exame na condição de treineiro.

Os estudantes podem se inscrever por meio do Login Único do Governo Federal. No endereço eletrônico é necessário digitar o CPF e senha. Em caso de esquecimento da senha, o participante pode recuperá-la através do mesmo sistema.

Consulta de vagas

No site do Sistema de Seleção Unificada, o candidato terá acesso às vagas. A consulta pode ser feita digitando o nome da graduação desejada ou instituição de ensino superior, como também, filtrada por município. 

Durante o período de inscrição do Sisu, o sistema divulga a nota de corte, ou seja, a menor nota para entrada no curso selecionado, diariamente, a partir do segundo dia, com base na nota dos inscritos. A pontuação varia de curso e universidade. No prazo, que vai até o dia 18 de fevereiro, os participantes podem consultar, por meio do boletim, a classificação parcial na opção escolhida. Vale ressaltar que este desempenho é uma referência. 

No dia 22 de fevereiro, os estudantes podem conferir o resultado final do processo seletivo. No entanto, deve-se consultar o cronograma e exigência de documentação e meio, presencial ou digital, para matrícula junto à instituição de ensino onde o curso superior é ofertado.

Entre os dias 28 de fevereiro a 8 de março, apenas os candidatos não selecionados em nenhuma das opções na chamada regular podem manifestar interesse na lista de espera para a primeira ou segunda opção de curso.

COMENTÁRIOS dos leitores