Veja o que considerar ao indicar um amigo para um emprego

Especialista em recrutamento e seleção explica que a má conduta do profissional indicado pode afetar a imagem do colaborador

por Thaynara Andrade sab, 14/05/2022 - 07:30
Freepik Na hora de indicar alguém, é preciso avaliar se a pessoa possui o perfil da empresa Freepik

A indicação a um cargo na empresa por um funcionário é algo muito comum, se há uma vaga disponível, nada mais razoável do que confiar na opinião de um colaborador que já faz parte daquele ambiente. Contudo, por mais que seja tentador indicar um amigo, é preciso ter certo cuidado para que essa pessoa seja um bom profissional e não crie problemas.

Afinal, por mais que um amigo seja uma excelente pessoa nos relacionamentos pessoais, quando se diz respeito ao ambiente de trabalho essa realidade pode ser bem diferente. De acordo com a pesquisa da consultoria Robert Half, os empregadores encontram muitos problemas na admissão de novos profissionais, como o baixo desempenho, 34%, a falta de adequação à cultura da empresa, 26%, o relacionamento ruim com a equipe, 16%, atrasos e faltas 12% e, por fim, o relacionamento ruim com o superior, 10%.

Em entrevista ao LeiaJá, a CEO de recrutamento e seleção da i9hunter, Ana Chauvet disse que se existir abertura da empresa, não há problema nenhum em indicar um conhecido. “Você pode falar com o gestor a intenção da indicação e entender se eles estão recebendo perfis. Além disso, quando não existe essa abertura, alguns sites disponibilizam o campo 'Conhece alguém na empresa?' na hora da candidatura, e aí neste momento é possível colocar o nome do profissional e a área de atuação do amigo que trabalha lá dentro", explica.

Ana explica que, em caso da indicação de uma pessoa que cause problemas para a empresa, como intrigas, falta de compromisso, desrespeito e até mesmo atitudes discriminatórias, a responsabilidade desses erros não pode cair sobre o funcionário que indicou e que não teve relação alguma com esse comportamento. Porém, de certa forma, a empresa poderá relacionar, sim, a imagem do colaborador a essa indicação, sendo fundamental que o funcionário tome alguns cuidados.

“Na hora da indicação é de extrema importância informar o nível de aproximação entre o colaborador da empresa e o candidato. Se não tiver tanta intimidade, é importante destacar o que se sabe sobre o perfil. Uma boa indicação demonstra qual ciclo de convivência que esse profissional possui, da mesma forma que uma indicação ruim também indicará o mesmo. Nos dias atuais, quem possui bons contatos são bem-vistos”, esclarece a CEO.

A especialista em recrutamento ainda lista algumas dicas importantes para avaliar se essa indicação é uma boa ideia ou não. “A primeira coisa é entender exatamente o que a vaga pede para que a comparação com o perfil a ser indicado tenha sentido. Importante pensar bem se a pessoa possui todas ou quase todas as habilidades técnicas e os comportamentos exigidos pela empresa e pela vaga. É preciso ter conexão com a vaga. Além de ter certeza que essa pessoa irá agir com profissionalismo e não prejudicar a sua reputação", finaliza.

COMENTÁRIOS dos leitores