Evento cultural aborda festa do Glorioso São Sebastião

Projeto Diálogos Batuques com Peixe Frito, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) da UNAMA - Universidade da Amazônia, debate cultura de Cachoeira do Arari, nesta quarta-feira (18)

ter, 17/05/2022 - 18:53

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC), da UNAMA - Universidade da Amazônia, vai promover a roda de conversa “Folias, Foliões e a festa do Glorioso São Sebastião de Cachoeira do Arari – Marajó-PA”, nesta quarta-feira (18). O evento faz parte dos Diálogos Batuques com Peixe Frito e vai ter início às 16 horas, no auditório D-200, no campus da Alcindo Cacela, em Belém.

O PPGCLC realiza ações e eventos de natureza científica, sempre em diálogo com temas da realidade e que estão ligados à sociedade, diz o professor Edgar Chagas Junior, coordenador do programa. Segundo ele, o principal foco da roda de conversa é debater, compreender e assimilar questões referentes ao universo da cultura popular do Estado do Pará, além de aproximá-las do universo acadêmico.

“Essa roda de conversa foi organizada para debater e, acima de tudo, dialogar sobre a importância dessa manifestação cultural e o que ela representa para a identidade amazônica”, enfatiza.

O diálogo Batuques com Peixe Frito vem da união de dois projetos de pesquisa do programa de pós-graduação – Batuques e Academia do Peixe Frito – e trata de temas relacionados à cultura popular, literatura, festas, folguedos, poesia e às narrativas orais, que são o foco de estudo desses grupos.

O professor acrescenta que é uma maneira de interação entre os grupos de pesquisa, de celebração e de encontro do que está sendo pesquisado pelo PPGCLC. “Dessa forma, se procura estender e trazer à sociedade essas informações, como uma maneira de contribuição da Universidade da Amazônia, do programa de pós-graduação, para o conjunto da sociedade em relação à produção desses conhecimentos”, explica.

O público pode esperar uma interação de informações, de pesquisadores, dirigentes da Irmandade, e também dos que vão participar, que são devotos ou não entusiastas da Festa de São Sebastião de Cachoeira do Arari. “E que nesse processo de interação, de diálogo, a gente saia com uma compreensão mais ampla e fortalecidos, no sentido de que essa manifestação precisa ser, não só compreendida e estudada, mas acima de tudo preservada”, complementa.

O professor Paulo Nunes, um dos coordenadores do projeto de pesquisa “Academia do Peixe Frito", diz que o PPGCLC está inserido na produção cultural da sociedade paraense. Segundo ele, pela forte inserção no Marajó, o professor Edgar Chagas Junior pensou em unir forças dos projetos de pesquisa para fazer valer a força desta modalidade de manifestação cultural: a festividade do Glorioso São Sebastião de Cachoeira do Arari.

“Interessa-nos discutir as lúdicas desta festa popular marajoara. Os projetos Batuques e Academia do Peixe Frito querem fazer chegar à comunidade da UNAMA a beleza estética da devoção ao glorioso santo. Nossa abordagem será nas linhas antropológica e literária”, informa.

Após a roda de conversa, às 18 horas, a Comitiva de Foliões de São Sebastião de Cachoeira do Arari vai se apresentar para a comunidade acadêmica no hall da UNAMA. “Sendo essa comitiva parte de uma festa que é patrimônio cultural do Brasil, instituída há quase 10 anos. Essa folia, antes de peregrinar pelo Marajó, faz a sua peregrinação por Belém”, esclarece o professor Edgar Chagas Junior.

Por Isabella Cordeiro (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel).

 

COMENTÁRIOS dos leitores