UNG promove o 5º Fórum de Ensino, Pesquisa e Extensão

Pesquisadores nacionais e internacionais discutem o tema “O mundo Pós-Pandemia e o Futuro das Universidades”

por ter, 17/05/2022 - 23:57
 Reprodução / YouTube - UNG UNIVERSIDADE Reprodução / YouTube - UNG UNIVERSIDADE

A Universidade Guarulhos (UNG) promoveu nesta terça-feira (17) um encontro entre pesquisadores nacionais e internacionais no evento do 5º Fórum de Ensino, Pesquisa e Extensão (FEPE), com o tema “O mundo Pós-Pandemia e o Futuro das Universidades”. Para discutir o assunto, a UNG recebeu o prof. O Dr. Carlos Renato Seabra, diretor do Pólo Portugal da Competency do Brasil e Ph.D. em Business Administration pela Florida Christian University. O fórum também contou com a participação do pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNG, prof. Dr. Márcio Magera, e do presidente da Aliança Evangélica de Angola (AEA), pastor e prof. O Dr. António Mussaqui.  

Segundo o professor Magera, a pandemia impôs desafios às instituições de Ensino Superior e é preciso compartilhar informações para buscar soluções inovadoras. “O fórum tem como objetivo discutir o futuro das universidades em um mundo pós-pandemia e de como as pesquisas científicas e atividades de extensão podem melhorar o desenvolvimento social e econômico da sociedade”, explica.  

Em um estudo sobre tecnologia estudantil de 2017 realizado pela empresa americana Ellucian, 97% dos alunos entrevistados disseram que a tecnologia fora da sala de aula era tão importante quanto a tecnologia dentro da sala de aula. Além disso, 87% dos alunos da pesquisa disseram que a competência tecnológica de universidades é um fator importante. Na União Europeia, deve atingir os 50% o número de pessoas entre 30 e 34 anos com formação superior em 2030. De acordo com o site do governo brasileiro, existem no Brasil 2.608 instituições de educação superior.  

“A Universidade a todo momento nos auxilia a fazer pesquisa e isso é muito importante. Como universidade, nós temos esse papel de pesquisa e a instituição  a todo  momento nos apoi,  tanto quando a gente estava no período remoto fazendo pesquisas com o incentivo da Universidade, tanto em disponibilização de fomento destinados aos alunos em bolsas de estudos. Isso é importantíssimo, porque a gente sabe que os nossos alunos também precisam desse incentivo, principalmente também financeiro”, conta a orientadora de iniciação científica da Universidade Guarulhos, Fernanda Marcucci.  

Por Camily Maciel

COMENTÁRIOS dos leitores