USP promove curso de astronomia para meninas cis e trans

A iniciativa faz parte do Projeto Astrominas

por Elaine Guimarães qua, 18/05/2022 - 17:24
Divulgação Equipe do Projeto Astrominas Divulgação

A Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas, até 29 de maio, para o curso gratuito de astronomia para meninas cis e trans entre 14 e 17 anos. A iniciativa faz parte do Projeto Astrominas, que incentiva o acesso de meninas na área científica e é organizado pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP.

Para participar do projeto, as estudantes devem estar matriculadas em escolas da educação básica. A seleção das candidatas será por meio de sorteio, previsto para 3 de junho. Ao todo, o Projeto Astrominas disponibiliza 400 vagas para a formação. Desse total, 20% são destinadas a estudantes pretas, pardas e indígenas, 60% para oriundas de escolas públicas e 20% matriculadas em escolas privadas.

A terceira edição do projeto se realizará durante três semanas, entre os dias 2 e 22 de julho. As aulas contarão com as disciplinas de Astronomia, Ciências Atmosféricas, Geofísica, Geociências, Física, Oceanografia, Astrobiologia, Matemática e Ciências Humanas.

Além da parte teórica, as adolescentes participarão de experimentos, elaboração de murais, debates, entre outras ações.No decorrer da formação, as alunas deverão reservar até quatro horas diárias para a realização de atividades, que podem ser feitas de maneira remota.

COMENTÁRIOS dos leitores