Pré-candidatas negras recebem curso de media training

Iniciativa contará com especialistas em comunicação para realizar treinamento com mulheres negras em disputa eleitoral no Nordeste

qua, 08/06/2022 - 11:43
Unsplash Projeto realiza curso de Media Training para mulheres negras pré-candidatas em 2022 Unsplash

Com a finalidade de capacitar mulheres negras para as disputas políticas e ampliar o acesso aos poderes Legislativo e Executivo no Nordeste do Brasil, a Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, em parceria com a Casa da Mulher do Nordeste e o apoio da Open Society, irá realizar, entre os dias 9 e 12 de junho, um treinamento de Media Training com especialistas em disputa eleitoral para mulheres negras pré-candidatas do Nordeste em 2022.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 2% do Congresso Nacional é composto por mulheres negras, enquanto na Câmara dos Deputados elas compõem apenas 1% das cadeiras. Para reverter esse quadro, a iniciativa já formou a primeira turma, que conta com 25 mulheres dos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte e Alagoas. No momento, elas já participam do curso de Mídia Advocacy, que aborda conteúdos a respeito da democracia representativa no Brasil e as funções atribuídas a cada cargo eletivo.

A programação do treinamento em Media Training será aberta na quinta-feira (9), com discussões a respeito de direito eleitoral, propaganda eleitoral, violência política de gênero e fake news, no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. Durante a tarde, as pré-candidatas irão participar de um sessão de fotos com o fotógrafo Rennan Peixe para compor seus materiais de campanha.

Na sexta-feira (10), o curso será voltado para debates sobre o exercício da fala pública para mulheres negras, que será apresentado pelas jornalistas Ana Veloso e Nataly Queiroz. No sábado (11) e domingo (12), serão realizados exercícios práticos de entrevista para TV, rádio e veículos impressos, além da abertura de uma discussão a respeito dos elementos de planejamento de comunicação para as campanhas e redes sociais.

Após o encerramento das atividades com este grupo, será aberta uma nova turma no final de junho com a participação de mais 25 pré-candidatas às eleições. Para Piedade Marques, integrante da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, a participação política em cargos eletivos no Brasil ainda é uma disputa desigual, sendo um desafio que afeta principalmente mulheres negras, população LBTQIA+, jovens, pobres, pessoas pertences a religião de matriz africana e residentes em periferias.

Serviço

Curso de Media Training para pré-candidatas negras do Nordeste 

Data: 9 a 12 de junho

Local: 09/06 (9h às 12h), na Sala de sessões do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. Av. Agamenon Magalhães, 1160, Graças. 

09/06 (14h às 18h) a 12/06 (9h às 18h), no Cecosne, Rua José Osório, 124 - Madalena, Recife.

COMENTÁRIOS dos leitores