Jovem recifense é destaque no segmento fitness

Com 24 anos, Mattheus Guttemberg vem sendo destaque no ramo da saúde e conta com milhares de seguidores nas redes sociais

por Elysa Assis sab, 10/09/2022 - 08:00
João Velozo / LeiaJáImagens Mattheus Guttemberg, jovem empreendedor no segmento fitness João Velozo / LeiaJáImagens

O autocuidado é uma busca rotineira de milhares de brasileiros, sendo ele para questões de saúde ou estéticas. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), cerca de 84% da população brasileira busca ter uma rotina de autocuidado. Um dos segmentos que se destaca nessa busca é o mercado fitness, que tem ganhado força nos últimos anos, não só no Brasil, mas também no mundo inteiro. O segmento cresce uma média anual de 8,7%, segundo a International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA).

Nesta última matéria da série Jovens Empreendedores, vamos apresentar o profissional de educação física, personal trainer e empreendedor na área da saúde Mattheus Guttember, que com apenas 24 anos vem sendo destaque no seu ramo. Atualmente, o educador conta com mais de 20 mil seguidores em suas redes sociais, dezenas de alunos e investe nas mídias digitais para alcançar o maior número de pessoas.

É necessário entender que para se tornar um empreendedor no ramo de personal trainer, o profissional deve ser formado na graduação de educação física e emitir o Cref, que são órgãos de normatização, disciplina, defesa e fiscalização desses profissionais e, a partir disso, investir na carreira.  

Mattheus Guttemberg, 24 anos é personal trainer e empreende no segmento fitness (João Velozo/LeiaJáImagens)

“Eu entrei na faculdade com 17 anos e nos primeiros períodos não dava muita importância para a graduação, mas do quarto em diante eu liguei uma chave que era necessária ligar. Me formei com 21 anos e vai fazer quatro anos que estou na área. Também escolhi essa área porque sou diabético tipo um, então me agrega tanto na vida pessoal como na vida profissional”, conta Mattheus.

Para Guttemberg, existe uma grande parcela de pessoas que estão se formando e já estão formadas na área de educação física, mas se faz necessário buscar formas de destacar nesse mercado tão competitivo. De acordo com o Conselho Federal de Educação Física (Confef), existem cerca de 160 mil profissionais registrados e estima-se que 50 mil não estejam cadastrados.

“Hoje eu levo para o meu Instagram não apenas os treinos, mas também um pouco de humor. Eu sei que somando os dois, consigo ter alcances maiores, como em outros estados e países, isso vai me ajudar ainda mais na divulgação do meu nome e do meu trabalho. Muita gente faz educação física, muita gente quer ser personal trainer, mas você só se destaca quando é um bom profissional”, destaca o profissional.  

Mattheus encontrou nas redes sociais uma oportunidade para conseguir mais alunos (João Velozo/LeiaJáImagens)

Atualmente, o personal conta com uma capacidade de mais de 50 alunos, somando consultoria on-line e atendimento presencial. Para o Mattheus, isso é o retorno de muito estudo, trabalho e investimento. “Eu atendo pessoas de qualquer faixa etária, de criança a idoso. Hoje, trabalho com atendimentos presenciais e on-line, com o objetivo de qualidade de vida, hipertrofia e emagrecimento. Também ajudando pessoas em outros países com as consultorias on-line", conta Mattheus.

Para o profissional, as redes sociais têm sido grandes aliadas na sua profissão, conseguindo alcançar um maior número de pessoas em diversos locais. “Graças a Deus eu tenho um nome muito forte, o Mattheus Personal, como é conhecido no Instagram. Tento sempre engajar [conteúdo], fazendo enquetes, conversando com os seguidores e sempre tentando ser criativo. Hoje vou postar um treino engraçado, mas outro dia vou postar um treino mostrando a forma correta e errada de se praticar”, explica Guttemberg.

Além de investir em mídias digitais, de acordo com Mattheus, um ponto muito importante do seu trabalho é sempre buscar sorrir e levar isso aos seus alunos, para que o trabalho seja melhor e a experiência deles [alunos] também.  

“Muitas pessoas precisam sorrir. Primeiramente, a qualidade de vida e segundo que precisamos sorrir, voltar a ser feliz. Então, eu tento agregar os dois para levar o melhor do meu atendimento e do meu Instagram para as pessoas que me assistem”, finaliza o Mattheus.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores