Professora de Sentada ensina sobre sexualidade na internet

Mestra em dança, Sofia Seraphim dá aulas na internet sobre autoconhecimento, sexualidade e prazer dos corpos femininos

por Elysa Assis sab, 17/09/2022 - 12:50
Arquivo pessoal Sofia Seraphim, mestra em dança e professora/criadora do curso Poder da sentada Arquivo pessoal

A sexualidade feminina ainda é um tabu na sociedade em que vivemos, mesmo diante de tantos avanços e lutas feministas, falar sobre o prazer da mulher pode ser desafiador. Segundo estudos do Departamento de Transtornos Sexuais Dolorosos Femininos da Universidade de São Paulo (USP), 55% das brasileiras não têm orgasmos durante o sexo, muitas vezes por dificuldade de falar sobre o assunto e entender melhor do prazer feminino.

Atualmente, o tema vem se tornando mais comum, especialmente na internet como o surgimento de canais de influencers e sexólogas que falam abertamente sobre o assunto. A importância para esse tipo de conteúdo vai muito além da “hora H”, ela atinge toda a vida da mulher e saúde do corpo. Professora e mestre em dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Sofia Seraphim trabalha diretamente com esse segmento e vem influenciando e ensinando milhares de mulheres sobre sexualidade, pompoarismo, autoestima e saúde da mulher, com o seu curso “Poder da Sentada” e o seu e-book "Livro do Shiiu".

A vida profissional de Sofia foi uma consequência de uma adolescência de muita abertura com sua família sobre sexualidade, sendo muito natural essa aproximação. “Eu era a conselheira das minhas amigas e dos meus amigos homens, tanto héteros como gays, e eu ia aprendendo muito com eles, sobre sexualidade, experiencias e afins”, conta a professora.

Sofia Seraphim, mestra em dança e professora/criadora do curso "Poder da sentada" (Arquivo pesssoal)

Mestranda em dança pela UFBA, a questão do toque, do íntimo nunca foi um problema ou um tabu para ela. “Eu dou aula de salão de dança de salão há dez anos e essa coisa dos corpos se tocarem, pra mim, sempre foi muito natural e muito poderoso. Em termos de comunicação, de entrega, independentemente de ser entre um casal ou não”, destaca.

Foi em setembro de 2019 que a profissional iniciou o seu blog “Shiiu”, com o intuito de falar sobre seus estudos e pesquisas no mestrado. Mesmo diante de dificuldade e tabus em volta da sexualidade feminina Sofia buscou trazer para as mulheres uma outra visão do sexo, que além do prazer, ela também seja saudável e impacte na vida pessoal, como o aumento da confiança, melhoria do sono e até mesmo da pele.  

Poder da Sentada

“O autoconhecimento é a base de tudo para a nossa saúde e prazer. É importante a gente saber do nosso corpo, inclusive anatomicamente, como a anatomia da vulva, da vagina, do clitóris, sobre o ponto G, sobre diferentes tipos de orgasmo. O orgasmo é uma forma de liberar nossos hormônios, então contribui para a saúde”, explica Sofia. 

Atualmente, a profissional vende cursos como “O poder da sentada” e “A mulher inesquecível”, que conta com aulas teóricas e práticas, de forma on-line, em que mulheres aprendem mais sobre prazer, sexualidade e autoconhecimento. Os investimentos variam em média de R$ 30 a R$ 1.997,00, dependo do curso escolhido.

Além disso, Sophia vende o e-book “Livro do Shiiu”, que tem como objetivo ser um guia visual. “Queríamos algo que funcionasse como um guia, que elas pudessem ver as posições ilustradas. Eu demonstro pra elas no curso, durante os treinos, mas foi necessário para que elas pudessem ver junto a parceria”, destaca a professora.  

“O curso é imensurável o quanto ele atinge as mulheres. Dentro do curso, temos papos, exercícios, é uma imersão no autoconhecimento e no prazer de cada uma delas. Quando eu vejo o feedback das aulas, me mostra que nós mulheres precisamos falar sobre sexo e olhar para a nossa sexualidade e prazer”, conta Sofia.  

Mas como sabemos, a realidade da nossa sociedade, é que ainda existe um tabu e preconceitos em torno desse tema, onde muitas vezes mulheres não conseguem ter uma boa vida sexual e transparência com sua parceria por conta dessas problemáticas. Para Sofia, seu trabalho tem um impacto direto na quebra desses pensamentos e faz diferença na vida de centenas de mulheres. “Afinal, eu sou uma mulher, falando de sexo abertamente na internet e falando com muita propriedade e prazer também. Durante muito tempo, nós, mulheres, fomos colocadas nesse papel de dar prazer para o outro, então eu acredito que quando falo sobre o prazer feminino, isso contribui demais”, finaliza a profissional.

Confira um exemplo de aula, exclusiva para o LeiaJá, da Professora de Sentada:

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores