63% das empresas implantaram trabalho híbrido na pandemia

Levantamento realizado com a colaboração de 150 empresas indica que a flexibilização do trabalho tende a permanecer

por Thaynara Andrade sex, 23/09/2022 - 12:39
Unsplash Trabalho híbrido cresce entre empresas Unsplash

Após a pandemia de Covid-19, cerca de 63% das empresas implantaram o trabalho híbrido, segundo a pesquisa "Trabalho híbrido na prática como as empresas têm se adaptado às transformações aceleradas pela pandemia", realizada pela consultoria imobiliária JLL, com a colaboração de mais 150 organizações.

De acordo com os dados, antes do período pandêmico 75% das companhias funcionavam de forma totalmente presencial, realidade que se transformou com o novo normal, de forma que atualmente apenas 33,6% dessas corporações seguem apenas nessa forma de trabalho. Além disso, 3,5%, passaram a funcionar apenas no modelo home office.

Diante dessas informações é observado que o futuro do trabalho é híbrido, “Estamos caminhando para uma flexibilidade cada vez maior. As empresas entendem como podem se beneficiar do misto entre o presencial e o remoto.", diz Washington Botelho, CEO da JLL Work Dynamics para América Latina.

Além disso, o levantamento revelou que, atualmente, apenas 5,6% das empresas exigem que os trabalhadores compareçam ao local de trabalho na maior parte dos dias, enquanto 19,6% deixam a critério das equipes escolher com que frequência irão presencialmente. Entre os colaboradores, 78% dizem estar satisfeitos com a mudança.

Desafios para o trabalho híbrido

Enquanto as dificuldades para implementação desse modelo, foi descoberto que para os profissionais o maior desafio para a flexibilização do trabalho, foi as incertezas causadas pela pandemia, 43,3%, seguido das barreiras culturais dos gestores, 18,9%, além das barreiras dos próprios funcionários 13,4%. 

“Isso nos mostra que a liderança precisa atuar de forma ativa na gestão de times que estão trabalhando presencial e virtualmente. Novos acordos precisam ser feitos, não basta reproduzir os antigos padrões”, explica o executivo.

Escritórios: eficiência, integração e socialização

Em busca de eficiência operacional, 45% das empresas se movimentaram durante a pandemia, de maneira que 29,8% reduziram as áreas ocupadas e 12,5% aumentaram o uso dos espaços corporativos. “Esse momento difícil colocou uma lupa sobre os custos, as companhias passaram a revisar valores e a buscar melhores soluções para atender suas necessidades”, detalha Rafael Calvo, diretor de Locações da JLL.

Para se adequar ao modelo híbrido as empresas precisaram repensar o seu ambiente de trabalho, de tal forma que 52,3% alteraram o design ou a disposição de seus espaços, com o investimento em menos estações de trabalho e mais pontos de bem-estar - lounges, salas de convivência e ampliação das áreas para alimentação.

COMENTÁRIOS dos leitores