Saiba como fazer residência médica nos Estados Unidos

Conheça o passo a passo para realizar a residência no país

por Ayanne Lima sex, 23/09/2022 - 20:02
Freepik Saiba como fazer residência nos EUA Freepik

O intercâmbio proporciona conhecimento de novos lugares, culturas e a interação com pessoas de diversas vivências. Mas, além disso, ele possibilita a ampliação dos estudos, levando alunos de vários cursos a expandir seus horizontes na busca pelo aprendizado fora de sua instituição de ensino.

Priscila Lisboa, formada em Medicina pela Faculdade de Medicina e Enfermagem de Marília (Famema), em São Paulo, decidiu fazer sua residência nos Estados Unidos após concluir sua graduação, em 2014. Ela conta que já participava de estágios no país, mas iniciou sua especialização no Brasil, e somente após um ano, escolheu mudar para os EUA. A estudante está em seu último ano de residência em pediatria, no Harlem Hospital Center, afiliado à Columbia University.

Reprodução/Instagram

Nos Estados Unidos, a residência é um requisito para o exercício da profissão de médico, e por isso é indispensável para quem deseja atuar no país. Em entrevista com o LeiaJá, Priscila descreveu sua experiência e explicou o passo a passo para fazer residência. Confira: 

O que é necessário para fazer residência nos EUA? 

A princípio, o estudante deve checar se sua faculdade tem o Sponsor note necessário para fazer as provas para a residência americana, através do site da World directory of medical school. A partir de 2024 haverá uma mudança: a faculdade deverá ser acreditada pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME-CFM). 

Segundo Priscila, os estágios são relevantes para a candidatura, pois através deles os estudantes recebem cartas de recomendação de médicos com quem trabalhou. Embora tenha realizado estágios durante o curso, decidiu fazer outros no período em que trabalhava para juntar dinheiro e fazer a residência estrangeira, devido a importância de possuir cartas recentes.  

Além disso, ter domínio do inglês também é indispensável. A médica relata que já falava bem o idioma, mas aperfeiçoou com o dia a dia. No entanto, ela lembra que todas as avaliações são aplicadas em inglês.  

Como funciona o processo seletivo? 

Após verificar se a faculdade é credenciada, os próximos passos são: efetuar o cadastro no website da Educational Commission for Foreign Medical Graduates (ECFMG), enviar os documentos da instituição, pagar a taxa e receber a aprovação para realizar as provas. 

Step 1 – Esta etapa é composta por 280 perguntas divididas em 7 blocos, que avaliam os conhecimentos básicos em ciências. No total, a prova tem duração de 8 horas.  

Step CK – Testa a compreensão de assuntos específicos sobre cliclo clínico, com conteúdo sobre obstetrícia, ginecologia, psiquiatria, pediatria, cirurgia e clínica médica. 

 Occupational English Test (OET) – Teste de proeficiência em inglês, que atualmente substitui o Step 2CS, exame prático aplicado nos EUA. 

Com a conclusão, o candidato deve solicitar a o certificado final e submeter no programa de residência escolhido por meio do site My Eras, junto ao personal statement, cartas de recomendação e demais documentos.  

E o custo? 

Os estudantes recebem uma bolsa durante a residência, cujo valor varia de acordo com cada local. Em sua rede social, Priscila relata que um residente em Nova York recebe um valor líquido aproximado de 4.000 a 4.500 dólares por mês.  

Priscila ainda aconselha a estudar para os exames durante a graduação; investir em estágios nos Estados Unidos por volta do 5º ou 6º ano de graduação; e participar de pesquisas, que são muito valorizadas pelos estadunidenses.

COMENTÁRIOS dos leitores