54% das pessoas se sentem pressionadas em seleções longas

Pesquisa revela que a maior parte dos candidatos a vagas de emprego preferem processo seletivos mais objetivos

por Thaynara Andrade seg, 26/09/2022 - 12:54
Freepik Pesquisa traça perfil de profissionais em busca de emprego Freepik

De acordo com a Luandre, consultoria especializada em recursos humanos, 54% dos candidatos a vagas no mercado de trabalho se sentem pressionados quando a seleção tem muitas etapas, enquanto 66% acreditam que isso torna o processo mais injusto. A pesquisa foi realizada por meio do banco de talentos da empresa para traçar o perfil comportamental dos profissionais. 

Quando questionados sobre qual seria o processo seletivo ideal, 76% dos candidatos consultados consideram que até três etapas seja o mais razoável, enquanto 42% deles compreendem que essa objetividade depende de cada questão. De acordo com Gabriela Mative, diretora de RH da Luandre, o essencial é entender o contexto da vaga.

“Os dados demonstram que a palavra-chave é equilíbrio. Por um lado, a maioria afirma que o ideal é ter menos etapas, mas boa parte dos candidatos não vê como problema o processo ser mais extenso, contanto que haja justificativa, seja pela complexidade da vaga ou pelo tipo de perfil do profissional desejado”, explica.

Em relação a transparência nas seleções, muitos candidatos reclamam de vagas que deixam informações ocultas, de forma que 94% dizem ser importante saber com antecedência a quantidade de vagas da seleção. “Fica claro que prezam pela transparência no início do processo seletivo, inclusive para conseguir avaliar e entender sua complexidade e poder programar seu dia a dia de acordo com as diversas fases”, afirma Gabriela.

Ela completa que essas percepções contribuem para que as empresas definam processos seletivos cada vez mais ágeis e assertivos, de modo a contar com o maior número possível de talentos. Inclusive, em períodos de grande volume de contratações, como Black Friday e Natal, em que processos otimizados são essenciais para conseguir atender a demanda.

“Nossa orientação é sempre simplificar ao máximo o processo seletivo a fim de que a entrada do candidato seja facilitada e a empresa consiga ter seu quadro completo e preparado para aproveitar ao máximo o aquecimento gerado pelas festividades, obtendo dessa forma os melhores resultados para empresa e contratados, que podem ter a oportunidade da efetivação”, destaca.

COMENTÁRIOS dos leitores